A região do Vale do Paraíba recebeu a IG (Indicação Geográfica) do Mel, uma certificação que tem como objetivo a promoção da apicultura e meliponicultura na região. A Indicação Geográfica (IG) identifica a origem do produto, assegurando a qualidade graças à sua região de origem.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
O reconhecimento é o 10º do tipo no estado de São Paulo, que é o quarto maior produtor de produtos apícolas do Brasil e o principal consumidor. Existem no estado, mais de 5 mil propriedades que produzem anualmente cerca de 5,4 mil toneladas de mel. Além disso, em Pindamonhangaba funciona o IB (Instituto Biológico) com um laboratório dedicado à saúde das abelhas, que são essenciais para o ecossistema.
O reconhecimento da IG para o mel no Vale do Paraíba foi uma conquista coletiva que contou com a colaboração de várias instituições, entre elas a SAA (Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo), o Sebrae de São José dos Campos e a Unitau (Universidade de Taubaté).