CHEFE DO BENEFÍCIO

Busca Busca está ‘irregular’ e tem 15 dias para cumprir exigência

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução

O Busca Busca, popular centro de compras instalado no prédio do antigo Shopping Faro, em São José dos Campos, está em situação irregular e tem 15 dias para cumprir as exigências legais, segundo nota oficial divulgada nesta terça-feira (15) pelo Corpo de Bombeiros.

O empreendimento teve o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) suspenso e é alvo de processo administrativo de cassação do documento, como revelou OVALE, com exclusividade (leia aqui).

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

De acordo com a corporação, as fiscalizações constataram que o subsolo, aprovado como estacionamento, passou a ser utilizado como área de lojas, além da incorporação de um espaço vizinho sem aprovação prévia. Embora classificadas como graves, as irregularidades não configuraram "risco imediato à vida", o que explica por que não houve interdição do prédio.

Auto de vistoria.

O AVCB do antigo Shopping Faro havia sido aprovado em março deste ano, com validade até 2028. No entanto, após a inauguração do Busca Busca, em 9 de julho, os bombeiros identificaram descumprimentos no projeto original.

No dia 14 de agosto, o Departamento de Segurança e Prevenção Contra Incêndio suspendeu preventivamente o AVCB. Já em 21 de agosto, foi instaurado processo de cassação do documento, com prazo de 15 dias para adequações — período que foi renovado agora até o fim de setembro.

Segundo o comandante da corporação no Vale do Paraíba, tenente-coronel Glaucio Doederer Cafalchio de Oliveira, a maior preocupação é com o uso irregular do subsolo. “Em caso de incêndio, haveria maior dificuldade de dispersão da fumaça, aumentando as chances de intoxicação dos clientes”, disse ao OVALE.

Chefe do Benefício.

Após a repercussão, o empresário Alex Ye, conhecido como “Chefe do Benefício” e dono do Busca Busca, publicou vídeo nas redes sociais garantindo que irá atender às exigências.

“O Bombeiro notificou, alguns lugares precisam de alterações e adaptações. A gente tem 15 dias para apresentar um novo projeto e deixar tudo certinho. A segurança da galera vem em primeiro lugar”, afirmou.

Busca Busca em expansão

Apesar da suspensão do AVCB, o Busca Busca segue em funcionamento e já atraiu milhares de consumidores desde julho. Fenômeno nas redes sociais, Alex Ye soma mais de 14 milhões de seguidores e projeta a abertura de novas unidades até o fim de 2025, inclusive com expansão para imóveis vizinhos ao antigo Shopping Faro.

Comentários

Comentários