Por entender que há risco aos clientes, o Corpo de Bombeiros suspendeu o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) do Busca Busca no centro de São José dos Campos, no prédio onde funcionava o antigo Shopping Faro. Paralelamente, a corporação acelerou o processo para cassação do auto de vistoria.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
A informação, obtida com exclusividade por OVALE, foi confirmada pelo comandante do Corpo de Bombeiros no Vale do Paraíba, tenente-coronel Glaucio Doederer Cafalchio de Oliveira. O empreendimento, que virou uma "febre" no comércio popular do município e prometeu transformar o centro em uma versão da "avenida 25 de Março", foi alvo de uma série de denúncias.
O AVCB do edifício foi aprovado em março deste ano pelo Corpo de Bombeiros, com validade de três anos. No entanto, segundo comandante Cafalchio, o Busca Busca foi inaugurado descumprindo o projeto original, com um formato diferente do que havia sido apresentado. A diferença mais significativa é que o desenho original não previa o uso do subsolo como espaço para lojas, como acontece desde a inauguração.
A suspensão do auto de vistoria é válida para todos os estabelecimentos presentes no antigo Shopping Faro, na rua Sebastião Humel.
Risco.
O AVCB é um documento emitido pelo Corpo de Bombeiros que atesta que uma edificação tem condições de segurança contra incêndio e pânico previstas na legislação.
O comandante explicou a OVALE que a corporação fiscalizou o espaço, inaugurado em 8 de julho, identificou o descumprimento do projeto e a existência de risco para os clientes. A principal preocupação é que, com o uso irregular do subsolo, em caso de incêndio haveria uma dificuldade maior para que a fumaça fosse dispersada, o que poderia provocar intoxicação. "O comando entende que é um risco inaceitável", declarou Cafalchio a OVALE.
A suspensão do AVCB, definida pelo Departamento de Segurança e Prevenção Contra Incêndio do Corpo de Bombeiros, foi definida no dia 14 de agosto. "O AVCB foi suspenso e aceleramos o processo para a cassação", completou o comandante.
Os responsáveis pelo edifício serão notificados ao longo desta semana, de acordo com a corporação. A prefeitura será notificada caso o AVCB seja cassado.
Sobre a queixa de clientes que afirmam sentir o chão das lojas "tremer", o comandante esclareceu que a averiguação deste aspecto não é de responsabilidade do Corpo de Bombeiros.
Chefe do Benefício.
O Busca Busca, comandado pelo empresário Alex Ye, conhecido como “Chefe do Benefício”, virou uma verdadeira febre no comércio popular de São José e promete se expandir, com novas lojas até o fim de 2025.
Instalado no antigo Shopping Faro, o centro comercial já movimenta milhares de consumidores desde sua abertura parcial, em julho.
O “Chefe do Benefício”, fenômeno com mais de 14 milhões de seguidores nas redes sociais, afirma que novos importadores devem ser abertos até o fim deste ano e imóveis vizinhos já foram adquiridos para receber futuras operações.
OVALE procurou o Busca Busca e o espaço para manifestação segue aberto.