O Corpo de Bombeiros suspendeu o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) do Busca Busca, centro de comércio popular instalado no antigo Shopping Faro, em São José dos Campos, após identificar o que classificou como “risco inaceitável” para a segurança dos clientes.
A medida, confirmada ao OVALE pelo comandante da corporação no Vale do Paraíba, tenente-coronel Glaucio Doederer Cafalchio de Oliveira, abre caminho para a cassação definitiva do documento. O caso foi revelado com exclusividade por OVALE.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
De acordo com o comandante, a maior irregularidade foi o uso do subsolo como área de vendas, algo não previsto no projeto aprovado em março, quando o AVCB foi emitido com validade de três anos.
Segundo os Bombeiros, em caso de incêndio, o subsolo poderia dificultar a dispersão da fumaça, aumentando o risco de intoxicação de clientes e trabalhadores.
“O comando entende que é um risco inaceitável”, disse Cafalchio a OVALE.
O AVCB é o documento que comprova que uma edificação atende às exigências de segurança contra incêndio e pânico previstas em lei.
Denúncias e fiscalização
O Busca Busca foi inaugurado no dia 8 de julho, em meio a uma série de denúncias de irregularidades. Uma vistoria constatou que o espaço foi aberto com um formato diferente do que havia sido aprovado no projeto original.
Com a suspensão, os responsáveis pelo empreendimento serão notificados nesta semana. Caso o AVCB seja cassado, a Prefeitura de São José também será comunicada oficialmente.
Febre do comércio popular
Comandado pelo empresário Alex Ye, conhecido como “Chefe do Benefício” e fenômeno com mais de 14 milhões de seguidores nas redes sociais, o Busca Busca virou uma febre no comércio popular da cidade e já movimenta milhares de consumidores diariamente.
O empresário anunciou planos de expansão, com novas unidades até o fim de 2025, transformando o centro de São José em uma espécie de “25 de Março do Vale”.
OVALE procurou o Busca Busca para manifestação, mas ainda não obteve resposta.