A Revap (Refinaria Henrique Lage) da Petrobras, em São José dos Campos, realizou testes para a produção de combustível sustentável de aviação, o Sustainable Aviation Fuel (SAF), durante a primeira semana de setembro de 2025.
O SAF, obtido a partir de coprocessamento de óleo vegetal com correntes de petróleo, é uma solução imediata para reduzir as emissões poluentes, pois pode substituir o querosene convencional sem a necessidade de adaptações nas aeronaves.
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Durante os testes na Revap, o óleo vegetal foi misturado ao processo de produção de querosene de aviação (QAV), atingindo uma proporção de 1,2%. Esse método de produção também apresenta a vantagem de um menor investimento.
Esses testes visam atender às exigências do setor aéreo, que, a partir de 2027, terá metas de redução e compensação de emissões de CO2 em voos internacionais. O desenvolvimento da produção de SAF representa uma oportunidade para o Brasil no cenário global de combate às mudanças climáticas, além de ser um avanço tecnológico.
Recentemente, a Reduc (Refinaria Duque de Caxias), no Rio de Janeiro, obteve autorização da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) para incorporar até 1,2% de matéria-prima renovável na produção de SAF. A previsão é que a Reduc inicie a produção para comercialização nos próximos meses.