A FAB (Força Aérea Brasileira) informou a OVALE que foi instaurado um inquérito policial militar para investigar as circunstâncias da morte do soldado Matheus Kyoshi Takei da Silva, de 19 anos, ocorrida no DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), em São José dos Campos, na madrugada deste último domingo (7).
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
O jovem morreu com um tiro no peito e foi sepultado na manhã desta segunda-feira (8). O caso foi registrado como 'morte suspeita' e 'suicídio consumado'.
"O DCTA lamenta profundamente o ocorrido e já prestou imediato apoio à família do militar, oferecendo toda a assistência necessária neste momento de dor", informou o Departamento, por meio de nota.
O soldado, de acordo com informações presentes no boletim de ocorrência, já havia apresentado "problemas psicológicos e pensamentos suicidas", apesar de aparentar estar "bem e tranquilo" no último domingo, quando estava de serviço.
Às 2h20, uma câmera do DCTA flagrou Matheus caminhando sozinho na direção a um dos prédios do Departamento. Pouco depois, às 2h28, um vigia da portaria afirmou ter ouvido um estampido. De acordo com o boletim de ocorrência, militares notaram, por volta das 4h50, no momento da troca de turno, a ausência do soldado, que deveria estar de serviço no IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço).
Corpo.
Segundo o relato dos militares, foram iniciadas buscas por Matheus.
"A equipe iniciou buscas na área, considerada de difícil acesso e com vegetação densa, sendo o corpo encontrado por volta das 7h (...), já sem sinais vitais. Relataram que o local foi preservado e acionadas as autoridades competentes. Mencionaram que a vítima apresentava perfuração na região do tórax, com grande quantidade de sangue, estando sem camisa, com cápsula deflagrada e munição intacta ao lado, além de sua arma de serviço", diz trecho do BO.
O corpo foi encontrado na área externa anexa a um dos prédios do DCTA. "Suas vestimentas superiores, gandola e coldre (para destro) estavam ao seu lado. O corpo ostentava uma perfuração de projétil de arma de fogo na região do peito e já apresentava rigidez cadavérica generalizada. Ao seu lado esquerdo encontrava-se uma pistola, um cartucho de munição deflagrada e uma munição intacta", diz outro trecho do boletim de ocorrência.
De acordo com o BO, além dos "problemas psicológicos", Matheus teria sofrido uma recente desilusão amorosa. "Também no local, apurou-se informalmente que a vítima havia iniciado um relacionamento amoroso e comprado uma aliança para a pessoa que, contudo, teria se mudado de Estado.
Investigação.
Foram apreendidos o celular e a arma de fogo do soldado, que ficaram à disposição da Aeronáutica. "Foi realizada, por cautela, exame residuográfico junto a vítima (...). Foi requisitada a realização de exame junto a arma de fogo, munições e projetil encontrados, inclusive para avaliar a eventual recenticidade de disparos e se o projétil partiu da arma de fogo encontrada ao lado do corpo. Também foi requisitada a realização de perícia junto ao aparelho celular da vítima, devidamente apreendido", informou o BO.