O Unidos São Gonçalo fez história no futebol amador de Taubaté na noite deste sábado, 6, no estádio Joaquim de Morais Filho. O clube do bairro São Gonçalo conquistou pela primeira vez na história o título do Campeonato Amador da Primeira Divisão após vitória sobre a Vila São Geraldo por 2 a 0.
Diante de um grande público no Joaquinzão, e de uma inédita final realizada em um sábado à noite, o Unidos superou a tradicional agremiação do bairro Vila São Geraldo com gols de Tom Furtado, no primeiro tempo, e Alan Rodrigues, na segunda etapa.
Fundado no ano de 2019, o clube conquista o maior título na história após ter sido vice-campeão da Primeirona em 2023 e campeão do Torneio Renato Braga em 2023 e 2024. O Vila São Geraldo perdeu o título que foi conquistado no ano passado.
Partida
Antes do início, um episódio violento aconteceu no momento em que os atletas se preparavam para entrarem no gramado. O volante Kessinho, do Vila São Geraldo, que estava relacionado entre os reservas, foi agredido com uma garrafa na cabeça. Diante da gravidade, ele foi atendido por uma equipe médica e transportado, de ambulância, ao Hospital Regional.
Em campo, uma disputa equilibrada e intensa, mas com poucas oportunidades de gol. O Vila São Geraldo buscou a área através de cruzamentos. Por outro lado, o time do Unidos São Gonçalo usou da movimentação e troca de passes para superar a defesa adversária.
E desta forma, aos 30 minutos, chegou ao gol. Matheus Rebé recebeu passe pelo meio, e na entrada da área, fez bom passe em profundidade a Marcelo Tannus. Pela esquerda, ele recebeu dentro da área e cruzou curto para Tom Furtado que, de cabeça, tocou a bola no canto oposto do goleiro Felipe.
O Vila São Geraldo buscou a reação na reta final da primeira etapa, mas sem levar perigo a grande área do time do Unidos São Gonçalo. Também houve confusão entre as equipes após uma falta dura contra o jogador do Vila, que deixou a partida parada por 5 minutos.
No segundo tempo, o Vila foi ao ataque em busca do gol de empate, com o Unidos explorando os contra-ataques. Mas equipes encontraram dificuldades em chegar com perigo ao gol.
A principal chance surgiu para o time do Vila, aos 37 minutos. Em longo cruzamento feito por Fausto da esquerda, a bola passou pela defesa do Unidos. O atacante Renatinho, dentro da área, chutou forte e exigiu grande defesa do goleiro Dida, que evitou o gol de empate.
O Vila seguiu com intensidade no ataque, mas sem sucesso. E quando apostou numa última investida nos acréscimos, cedeu espaço em contra-ataque ao Unidos. Aos 52 minutos, o volante Bruno tirou a bola da área e colocou Mauricio Bita em contra-ataque. Com um defensor, ele fez a finta e tocou para Alan Rodrigues. Na entrada da área, ele chutou forte, na saída do goleiro Felipe, e marcou o gol do título. Festa da torcida do Unidos pela conquista do título inédito.
Premiação
O Unidos São Gonçalo também conquistou as premiações individuais. Dida foi eleito o craque da final e também premiado como o goleiro menos vazado da competição. Tom Furtado também foi o artilheiro da Primeira Divisão, com 9 gols. O clube também teve o melhor ataque (29 gols marcados) e a melhor defesa (10 gols sofridos) da competição.
Com o título, o clube garante a disputa do título da SuperCopa, no final do ano, e a vaga taubateana no Campeonato Amador do Estado de 2026. O Vila São Geraldo, por ter sido campeão em 2024, vai disputar a competição estadual a partir do mês de outubro.
Ficha técnica:
Unidos São Gonçalo 2 x 0 Vila São Geraldo
Local: estádio Joaquim de Morais Filho (Taubaté)
Data: 06-09-2025 (sábado)
Árbitro: Leandro Carvalho de Oliveira
Árbitros Assistentes: Vladimir Nunes da Silva e Douglas Marcel Borges
Cartões amarelos: Lucas Ryan, Tom Furtado, Teteu, Deivão, Mauricio, Bita e Betinho [treinador] (Unidos São Gonçalo); Eto’o, Reginho e Talão (Vila São Geraldo)
Gols: Tom Furtado (30 min/1º T) e Alan Rodrigues (52 min/2º T)
Unidos São Gonçalo: Dida; Dilan (Alan Rodrigues), Deivão (Clayton), Buiu e Teteu; Lucas Ryan, Bruninho, Guilherme Cururu e Tom Furtado (Caíque); Matheus Rebé (Maurício Bita) e Marcelo Tannus (Richard). Técnico: Betinho
Vila São Geraldo: Felipe; Reginho (Talão), Lucão, Nilo e Fausto; Eto’o (Caio), Alan Mota (Victor Hugo), Caíque (Bruno Monteiro), Matheus Rogério (Ednilson), Renatinho e Léo Bomba (Rafael Gago). Técnico: Fabinho
Campanha do Unidos São Gonçalo
16 partidas
9 vitórias
6 empates
1 derrota
29 gols marcados
10 gols sofridos
Partidas
Primeira fase
27-04 – Unidos São Gonçalo 0 x 0 Água Quente
04-05 – Atlético Cecap 2 x 1 Unidos São Gonçalo
18-05 – Unidos São Gonçalo 3 x 0 XV de Novembro
25-05 – Juventus 0 x 3 Unidos São Gonçalo (WO)
01-06 – Unidos São Gonçalo 0 x 0 Vila São José
08-06 – Vila São Geraldo 1 x 1 Unidos São Gonçalo
15-06 – Unidos São Gonçalo 2 x 1 Mourisco
22-06 – Unidos São Gonçalo 0 x 0 União Operária
29-06 – Parque São Luiz 2 x 4 Unidos São Gonçalo
06-07 – Ipanema 2 x 7 Unidos São Gonçalo
13-07 – Unidos São Gonçalo 2 x 2 Parque Aeroporto
Quartas-de-final
27-07 – Mourisco 0 x 2 Unidos São Gonçalo
10-08 – Unidos São Gonçalo 1 x 0 Mourisco
Semifinal
17-08 – Vila São José 0 x 1 Unidos São Gonçalo
24-08 – Unidos São Gonçalo 0 x 0 Vila São José
Final
06-09 – Unidos São Gonçalo 2 x 0 Vila São Geraldo