CAMPANHA DE OVALE

Sua doação salva vidas: Hospital GACC Vale precisa da sua ajuda

Por Xandu Alves | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
Hospital GACC precisa de sua ajuda para seguir salvando vidas de crianças e adolescentes com câncer
Hospital GACC precisa de sua ajuda para seguir salvando vidas de crianças e adolescentes com câncer

OVALE hoje veste branco. O branco do jaleco dos médicos. OVALE veste branco pelo Hospital GACC, onde super-heróis de jaleco salvam o mundo de crianças e adolescentes com câncer. E o Hospital GACC precisa de sua ajuda para seguir salvando vidas. Não deixe passar em branco. Doe, ajude o Hospital GACC. A sua doação é a melhor notícia de hoje.

No Hospital GACC, os milagres acontecem. Seja parte deles.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

Nos corredores da unidade, que fica na região oeste de São José dos Campos, ouve-se o milagre no toque do sino da última sessão de quimioterapia. Vê-se o milagre na criança correndo após a confirmação da cura do câncer. Sente-se o milagre em cada rosto de esperança de jovens pacientes.

Unidade de referência a todas as 39 cidades do Vale do Paraíba para o tratamento integral dos pacientes diagnosticados com câncer, o hospital surgiu a partir da criação do GACC (Grupo de Assistência à Criança com Câncer), em 1996, em São José.

Anos depois, com muita insistência, devoção à causa e doações, o grupo concretizou o sonho maior. Em 2009, o Hospital GACC construído no bairro de Urbanova foi habilitado pelo Ministério da Saúde como UNACON (Unidade de Assistência Alta Complexidade em Oncologia Exclusiva de Oncologia Pediátrica).

Passou a ser o único serviço de toda a região autorizado a atender os pacientes infantojuvenis com suspeita de câncer, sendo referência para o atendimento integral.

Finanças.

Milagres continuaram a acontecer todos esses anos e o Hospital GACC alcançou média de 71% de índice de cura, com o atendimento sendo oferecido de forma igualitária a todos os pacientes, independente de condição social ou econômica.

E agora é o próprio hospital quem precisa de um milagre na forma de engajamento maciço da população. O Hospital GACC precisa aumentar urgentemente a principal fonte de financiamento: as doações.

Elas caíram 34% neste ano na comparação com 2024, causando um déficit milionário nas finanças da instituição, que não tem fins lucrativos e atende prioritariamente a crianças e jovens encaminhados pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Estes atendimentos representam 80% do total de pacientes oncológicos em tratamento no hospital, que atende crianças de zero até adolescentes de 18 anos, 11 meses e 30 dias, abaixo de 19 anos completos. A unidade faz o diagnóstico e todo o tratamento integral dos pacientes, também com apoio às famílias.

Porém, a instituição só recebe do SUS o equivalente a 60% dos pacientes. Ou seja, 20% recaem inteiramente sobre as finanças do hospital. Para piorar o quadro, o SUS repassa apenas 22% dos custos da parcela dos 60% de teto. A conta não fecha e o déficit acumulado beira os R$ 5 milhões.

“Acho que tem um exército bem grande de pessoas que, acima de tudo, estão orando e rezando por este hospital. É um milagre de Deus este hospital estar aberto”, disse Rosemary Sanz, fundadora e vice-presidente do Hospital GACC.

Para ela, a queda nas doações é motivada por somatória de fatores, como a redução do poder de compra das famílias, insegurança de empresas com o cenário nacional e internacional e até a baixa representatividade política da região. Sem deputados federais e com menos estaduais do que antes, as emendas parlamentares para o hospital reduziram.

A saída é apostar no engajamento popular através de doações regulares. Essa é a meta da campanha lançada por OVALE em apoio ao Hospital GACC, que dá esperança à instituição, como aconteceu na crise financeira de 2013, quando a entidade quase fechou as portas. Na ocasião, uma campanha de OVALE provocou um movimento de apoio ao hospital. Espera-se agora o mesmo em 2025.

Para Rosemary, quem doa ao Hospital GACC, ainda que uma quantia econômica por mês, está ajudando a salvar vidas. “Se a gente não tiver as doações, o hospital fecha. E ele representa algo muito diferente na vida de quem passa por aqui: a chance de cura”.

Seja boa notícia, doe. As doações podem ser feitas por meio do Pix específico da campanha: ovale@hospitalgaccvale.com.br.

Comentários

Comentários