Os metalúrgicos de Taubaté vão injetar R$ 75,3 milhões na economia da região até outubro, em razão do pagamento da primeira parcela da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) de 2025. O montante pode ser ainda maior, pois há empresas em processo de negociação dos acordos.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
O volume é resultado das negociações coletivas conduzidas pelo Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região) com as fábricas. Até o momento, 24 acordos coletivos foram aprovados.
“Com o apoio e mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras, os representantes sindicais conquistaram aumentos no valor da PLR em todas as empresas”, disse o presidente do Sindmetau, Claudio Batista, o Claudião.
Na opinião do sindicalista, o pagamento da PLR reforça a renda dos trabalhadores, além de movimentar outros setores da economia do município, como o comércio e o de serviços.
“Temos consciência de que aquecendo a economia de Taubaté, estamos contribuindo com a manutenção e geração de empregos na cidade”, afirmou Claudião, ressaltando que o significado da PLR vai além do direito dos trabalhadores.
“A PLR, conquista do movimento sindical e da classe trabalhadora brasileira, é uma importante ferramenta de distribuição de renda no país, com grande impacto na economia”, completou.
Um dos acordos mais recentes foi negociado com a LG. A proposta deste ano, aprovada pelos trabalhadores em assembleia no dia 25 de julho, define um aumento de quase 10% em relação ao valor pago em 2024.
O acordo é referente ao setor Service da empresa, que atua com assistência técnica, e conta com cerca de 220 trabalhadores.