O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) reforçou a fiscalização das atividades náuticas no Litoral Norte após a divulgação de um vídeo que mostra uma embarcação perseguindo uma baleia em Ubatuba.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
As imagens, registradas por um turista e publicadas nas redes sociais do órgão, revelam a aproximação excessiva do barco, ultrapassando a distância mínima permitida por lei. A prática é considerada infração ambiental grave, passível de multa e outras penalidades.
Segundo o Ibama, duas empresas já foram multadas por condutas semelhantes e outras embarcações estão sob investigação. Agentes ambientais analisam ainda registros feitos por drones para identificar possíveis irregularidades.
As normas para o avistamento responsável de baleias determinam distância mínima de 100 metros, tempo máximo de 30 minutos de observação, proibição de perseguição ou ruídos excessivos e uso controlado de drones.