Começa na próxima sexta-feira (8) a operação de deslocamento da maior carga já transportada pela rodovia Presidente Dutra. Uma mega carreta de 136 metros de comprimento e 845,1 toneladas inicia o trajeto de 77 km entre os municípios de Guararema e Pindamonhangaba, atravessando o coração do Vale do Paraíba.
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A carga é um transformador de grande porte, acompanhado por quatro veículos de tração e onze veículos com linha de eixos, totalizando um comboio logístico que exige planejamento meticuloso. A operação será realizada em quatro etapas, com início sempre fora dos horários de pico e sem movimentações aos sábados e domingos.
De acordo com o plano de deslocamento, o transporte será dividido em quatro trechos. Cada etapa será realizada em um dia útil específico, podendo ser reavaliada conforme as condições logísticas e climáticas.
Veja o cronograma detalhado:
Cronograma.
Após o deslocamento até Pindamonhangaba, novo cronograma será divulgado pela concessionária RioSP e pela PRF (Polícia Rodoviária Federal).
A empresa responsável pelo transporte ressalta que as datas podem sofrer alterações em caso de chuva, dificuldades de logística ou determinações técnicas das autoridades.
A movimentação da mega carreta exigirá escolta da PRF e de duas escoltas credenciadas, além de apoio logístico da concessionária CCR RioSP. Por onde passa, o comboio ocupa praticamente todas as faixas de rolamento e pode exigir bloqueios temporários, deslocamentos em baixa velocidade e eventual parada para verificação estrutural de pontes, viadutos e acessos.
A recomendação para os motoristas é de evitar os trechos afetados nos horários indicados, respeitar a sinalização temporária e redobrar a atenção, especialmente em acessos e vias marginais.
Com mais de 6 metros de largura e 5 metros de altura, a carreta também demanda remoção de obstáculos urbanos e revisão da rede elétrica aérea, além de planejamento para cruzar passarelas, sinalizações suspensas e placas de trânsito.
A mega carreta soma 136,07 metros de comprimento, superando em tamanho até composições ferroviárias. A logística inclui: quatro veículos tracionando a estrutura, 11 veículos de linha de eixo (plataformas que distribuem o peso sobre o pavimento) e duas escoltas credenciadas, mais a PRF.
Movimentação.
A movimentação está sendo acompanhada por engenheiros de tráfego, técnicos da concessionária e operadores da logística pesada, que avaliam cada ponto do trajeto em tempo real para garantir a segurança da operação.
A carreta circula a uma velocidade média de 10 a 20 km/h, sendo puxada por ao menos três caminhões tratores. Durante o percurso, são feitos bloqueios parciais da rodovia, especialmente em curvas e aclives, para garantir segurança viária. O transporte exige Autorização Especial de Trânsito e rígido controle operacional.
Por se tratar de uma carga extremamente dimensionada, a recomendação da concessionária é que motoristas respeitem a sinalização, evitem ultrapassagens e fiquem atentos aos Painéis de Mensagem Variável.
O transporte da mega carreta gera também um alto custo com pedágios. O valor total estimado para o trajeto entre Guarulhos (SP) e Itatiaia (RJ) é de aproximadamente R$ 2.784,80, considerando cinco praças da Dutra. Os valores são calculados com base na tarifa unitária multiplicada pelo número de eixos.
O transformador está sendo transportado pela empresa Hitachi e será embarcado no Porto de Itaguaí (RJ) com destino ao Oriente Médio. Informações detalhadas sobre o projeto e o cliente final são mantidas sob sigilo por razões logísticas e comerciais.
Durante os deslocamentos, a carreta causa lentidão e congestionamentos nas regiões por onde passa. Na última movimentação, entre Arujá e Guararema, mais de 50 profissionais participaram da operação.
