SUPERCARGA

Mega carreta de 845 toneladas passa pela RMVale nesta sexta

Por Jesse Nascimento | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Reprodução/Jesse Nascimento
Supercarga vai impactar o tráfego na Via Dutra
Supercarga vai impactar o tráfego na Via Dutra

Começa na próxima sexta-feira (8) a operação de deslocamento da maior carga já transportada pela rodovia Presidente Dutra. Uma mega carreta de 136 metros de comprimento e 845,1 toneladas inicia o trajeto de 77 km entre os municípios de Guararema e Pindamonhangaba, atravessando o coração do Vale do Paraíba.

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A carga é um transformador de grande porte, acompanhado por quatro veículos de tração e onze veículos com linha de eixos, totalizando um comboio logístico que exige planejamento meticuloso. A operação será realizada em quatro etapas, com início sempre fora dos horários de pico e sem movimentações aos sábados e domingos.

De acordo com o plano de deslocamento, o transporte será dividido em quatro trechos. Cada etapa será realizada em um dia útil específico, podendo ser reavaliada conforme as condições logísticas e climáticas.

Veja o cronograma detalhado:

 

Cronograma.

Após o deslocamento até Pindamonhangaba, novo cronograma será divulgado pela concessionária RioSP e pela PRF (Polícia Rodoviária Federal).

A empresa responsável pelo transporte ressalta que as datas podem sofrer alterações em caso de chuva, dificuldades de logística ou determinações técnicas das autoridades.

A movimentação da mega carreta exigirá escolta da PRF e de duas escoltas credenciadas, além de apoio logístico da concessionária CCR RioSP. Por onde passa, o comboio ocupa praticamente todas as faixas de rolamento e pode exigir bloqueios temporários, deslocamentos em baixa velocidade e eventual parada para verificação estrutural de pontes, viadutos e acessos.

A recomendação para os motoristas é de evitar os trechos afetados nos horários indicados, respeitar a sinalização temporária e redobrar a atenção, especialmente em acessos e vias marginais.

Com mais de 6 metros de largura e 5 metros de altura, a carreta também demanda remoção de obstáculos urbanos e revisão da rede elétrica aérea, além de planejamento para cruzar passarelas, sinalizações suspensas e placas de trânsito.

A mega carreta soma 136,07 metros de comprimento, superando em tamanho até composições ferroviárias. A logística inclui: quatro veículos tracionando a estrutura, 11 veículos de linha de eixo (plataformas que distribuem o peso sobre o pavimento) e duas escoltas credenciadas, mais a PRF.

Movimentação.

A movimentação está sendo acompanhada por engenheiros de tráfego, técnicos da concessionária e operadores da logística pesada, que avaliam cada ponto do trajeto em tempo real para garantir a segurança da operação.

A carreta circula a uma velocidade média de 10 a 20 km/h, sendo puxada por ao menos três caminhões tratores. Durante o percurso, são feitos bloqueios parciais da rodovia, especialmente em curvas e aclives, para garantir segurança viária. O transporte exige Autorização Especial de Trânsito e rígido controle operacional.

Por se tratar de uma carga extremamente dimensionada, a recomendação da concessionária é que motoristas respeitem a sinalização, evitem ultrapassagens e fiquem atentos aos Painéis de Mensagem Variável.

O transporte da mega carreta gera também um alto custo com pedágios. O valor total estimado para o trajeto entre Guarulhos (SP) e Itatiaia (RJ) é de aproximadamente R$ 2.784,80, considerando cinco praças da Dutra. Os valores são calculados com base na tarifa unitária multiplicada pelo número de eixos.

O transformador está sendo transportado pela empresa Hitachi e será embarcado no Porto de Itaguaí (RJ) com destino ao Oriente Médio. Informações detalhadas sobre o projeto e o cliente final são mantidas sob sigilo por razões logísticas e comerciais.

Durante os deslocamentos, a carreta causa lentidão e congestionamentos nas regiões por onde passa. Na última movimentação, entre Arujá e Guararema, mais de 50 profissionais participaram da operação.

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