A Avibras Indústria Aeroespacial, empresa bélica sediada em Jacareí e que enfrenta severa crise financeira, anunciou nesta quarta-feira (6) um novo acionista controlador, Fábio Guimarães Leite, que atuava como diretor provisório (interventor) da companhia.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Em comunicado, a Avibras informou que Leite será responsável por “conduzir a transição no processo de reestruturação da empresa”. A empresa disse que a troca de comando ocorre “conforme decisão judicial registrada na Junta Comercial do Estado de São Paulo” e que está “em linha com a alteração do controle acionário da Avibras”.
“O novo acionista controlador está comprometido com a condução da companhia conforme as diretrizes do Plano de Recuperação Judicial aprovado pelos credores em Assembleia Geral de Credores em 26 de maio de 2025. A execução é fundamental para a recuperação operacional e financeira da Avibras”, informou a empresa.
A Avibras é uma das maiores indústrias do setor de defesa militar do país, mas enfrenta grave crise financeira há quase três anos e solicitou recuperação judicial, alegando dívidas de cerca de R$ 600 milhões.
A greve dos funcionários da empresa completou mil dias no inicio de junho. A paralisação começou em setembro de 2022, quando os funcionários decidiram protestar contra dois meses de atraso nos salários. Atualmente, eles estão com mais de 25 meses de salários atrasados.
No comunicado desta quarta, a Avibras informou que, com o novo controlador, vai celebrar um novo acordo coletivo de trabalho com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos. Também fará acordo com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional para “reestruturação e regularização da situação fiscal da companhia”.
“A reestruturação representa uma oportunidade histórica para a construção de uma nova Avibras forte, com nova governança, estabilidade política e uma estrutura de capital alinhada à visão de longo prazo, focada no melhor interesse dos clientes, de seu corpo técnico e do Brasil”, concluiu a empresa.