As cantoras e compositoras Julie Ramos e Maysa Ohashi, do Vale do Paraíba, foram selecionadas para o 55º Festival Nacional da Canção (Fenac). Elas concorrem a um prêmio de R$ 250 mil e ao Troféu Lamartine Babo com a canção autoral Solo da Igualdade, que trata da violência contra a mulher.
A música nasceu durante a pandemia em um encontro da Coletiva Cantautoras do Vale, um grupo que valoriza a produção musical feminina. Maysa Ohashi escreveu um texto-manifesto sobre como as vítimas de violência são responsabilizadas, e Julie Ramos musicou a mensagem, transformando-a em canção.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
O Fenac, um dos festivais de música mais tradicionais do Brasil, tem suas etapas classificatórias em Minas Gerais.
Julie e Maysa se apresentarão na cidade de Três Pontas (MG), nos dias 15 e 16 de agosto. As semifinais e a final ocorrerão em Boa Esperança, entre 4 e 6 de setembro, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do festival no YouTube.
Sobre as artistas
Julie Ramos: Lançou o EP Julie Ramos em 2017 e, desde então, acumulou oito singles e mais de 650 mil plays nas plataformas digitais. Em 2023, participou do projeto New Acts da Midas Music e dividiu palco com nomes como Tulipa Ruiz e Supercombo. Atualmente, prepara seu primeiro álbum.
Maysa Ohashi: Cantora, compositora, instrumentista e produtora cultural, ela já se apresentou com orquestras importantes e teve canções premiadas em festivais. Prepara seu primeiro álbum solo, além de integrar o quarteto Os Andrades e participar dos shows da Coletiva Cantautoras do Vale.