Dois adolescentes de 17 anos foram identificados como autores de um roubo à mão armada ocorrido na noite de terça-feira (5), na região do bairro Campo do Juta, em Taubaté.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
O crime foi praticado contra universitários que transitavam pela rua Daniel Daneli, nas proximidades da rotatória da Vila das Graças. As vítimas foram abordadas por quatro indivíduos de bicicleta.
Segundo relatos prestados à GCM (Guarda Civil Municipal) e registrados no boletim de ocorrência, um dos agressores estava armado com o que aparentava ser um revólver, e agiu com violência, desferindo coronhadas na cabeça de uma das vítimas. O grupo subtraiu pelo menos um celular avaliado em R$ 1.150 e fugiu em direção à Rodoviária Velha.
As vítimas, ambos estudantes universitários com 19 anos, relataram que o grupo de quatro agressores parecia ser composto inteiramente por adolescentes. Um deles, segundo o relato, tinha múltiplas tatuagens no rosto e foi o responsável por portar a arma de fogo e realizar a agressão física com a coronha da arma.
Além do roubo do celular, a violência física deixou uma das vítimas com lesões leves, além de dano material em sua roupa, que foi rasgada no momento da agressão.
As vítimas se dirigiram imediatamente à patrulha da GCM, que circulava pela região. Com base nas características físicas, rotas de fuga e vestimentas dos suspeitos, os agentes iniciaram uma ronda pelos arredores.
Em diligência pela avenida Nove de Julho, os agentes localizaram um dos envolvidos, de 17 anos, sob um viaduto próximo à linha férrea e à subestação da EDP. O adolescente não portava nenhum item ilícito no momento da abordagem, mas foi reconhecido imediatamente pelas vítimas como um dos assaltantes.
Durante conversa informal com a equipe, o adolescente acabou admitindo sua participação no ato infracional, embora tenha tentado minimizar seu envolvimento direto. Ele alegou que apenas estava presente no momento e que teria se ausentado para comprar um refrigerante no mercado.
Contudo, as vítimas também reconheceram, por meio de fotos, o segundo envolvido, um adolescente de 17 anos, com histórico policial.
O segundo suspeito, que teria sido o autor da agressão e do porte da arma, não foi localizado até o momento da finalização do boletim de ocorrência. As buscas seguem em andamento.
O adolescente apreendido foi apresentado à Delegacia Seccional de Taubaté, onde foi ouvido na presença de seu responsável legal. De acordo com o boletim de ocorrência, assinado pelo delegado responsável, o caso foi classificado como ato infracional análogo ao crime de roubo qualificado com emprego de arma de fogo e concurso de pessoas.
Com base no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), a autoridade policial determinou a apreensão do jovem. A decisão foi tomada para garantir tanto a ordem pública quanto a segurança do próprio adolescente, até que a Promotoria da Infância e Juventude se manifeste sobre a continuidade da internação ou outras medidas socioeducativas.