INVESTIGAÇÃO

Morte em creche no Vale: bebê pode ter sofrido engasgo

Por Leandro Vaz | Jacareí
| Tempo de leitura: 1 min
Da redação
Reprodução
Creche onde ocorreu o caso
Creche onde ocorreu o caso

Uma bebê de 1 ano e 3 meses morreu na manhã desta segunda-feira (28) após sofrer um possível engasgo enquanto estava sob cuidados em uma creche municipal no bairro Parque dos Príncipes, em Jacareí. A Polícia Civil registrou o caso como homicídio culposo, quando não há intenção de matar, com possível inobservância de regra técnica de profissão.

De acordo com o boletim de ocorrência, a criança, identificada como Manuella Franco Marques, foi alimentada com papinha por volta das 10h20 na Creche Parque dos Príncipes. Após a alimentação, ela foi colocada para dormir em um colchonete junto de outras crianças. Cerca de 30 minutos depois, segundo relataram as professoras responsáveis, Manuella começou a vomitar, apresentou fraqueza e teve a pele arroxeada.

As educadoras tentaram socorrer a menina, realizando manobras de sucção nasal. Em seguida, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionado e prestou os primeiros atendimentos no local. No entanto, a criança não resistiu e foi encaminhada já sem vida à UPA 24h Dr. Thelmo de Almeida Cruz.

A Polícia Militar esteve na unidade de saúde, confirmou o óbito e conduziu os envolvidos ao plantão da Delegacia Seccional de Jacareí, onde o caso foi formalmente registrado. A diretora da unidade de ensino, também foi incluída no boletim como parte investigada.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que o caso será apurado pelo Comitê de Prevenção da Mortalidade Materno-Infantil. A Prefeitura de Jacareí emitiu nota lamentando profundamente o ocorrido, prestando solidariedade à família da vítima e reforçando o apoio aos profissionais da educação.

Comentários

1 Comentários

  • Mario 28/07/2025
    Isso só acontece pq tiraram as enfermeiras da creche, e, ainda, pela terceirização das ADI\'S!!! Prefeitura irresponsável, não cuida da classe e nem das crianças!