A Polícia Militar recebe neste domingo (27) o imóvel onde funcionará a sede da 2ª Companhia de policiamento, no Centro de São José dos Campos. A unidade funcionará na rua Coronel José Monteiro, 407, onde estava instalada uma unidade de saúde. A entrega será feita às 12h, com a presença do prefeito de São José, Anderson Farias, e do vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Segundo o comandante do 1º BPM/I, tenente coronel Alain Kalczuk, a mudança da companhia para a sua área territorial -- a unidade estava no Jardim Paulista -- vai gerar mais mobilidade das viaturas Centro de São José dos Campos, "porque as viaturas vão iniciar o serviço, vão encerrar o serviço na área da segunda companhia aqui na região central".
"Então isso vai trazer um benefício tanto para a Polícia Militar, porque a antiga sede da companhia estava localizada junto ao Batalhão, que é a área territorial da terceira companhia, não da segunda companhia, e vai trazer um benefício também aqui para a cidade como um todo, porque o simples trânsito de viaturas a mais aqui na região central vai propiciar uma maior percepção de segurança para todas as pessoas que utilizam aqui o centro na cidade", disse o comandante.
Segundo ele, a estrutura do imóvel é adequada não apenas para sediar a companhia, mas também para servir de base de operações policiais.
"A mudança propriamente dita deve ocorrer nos próximos dias. É uma área que nos atende bem, principalmente porque um dos requisitos é a questão de alojamentos que são necessários. E outro fator preponderante é o estacionamento. Porque as viaturas que são da segunda companhia precisam ficar estacionadas na sede da companhia".
"Fora isso, operações que possam vir a ser desencadeadas, elas podem vir a ser desencadeadas usando como base aqui a sede da segunda companhia. Então vai trazer outras viaturas, com viaturas de força tática, viaturas de Baep, viaturas de apoio de São Paulo, como do trânsito, entre outras modalidades de policiamento nossa. A área nos atende bem ali sim".
O comandante disse que a companhia terá mais de 100 policiais militares. "Então, é um efetivo expressivo aqui, só que como eu mencionei, ela não vai servir somente para a segunda companhia. Operações que são desencadeadas aqui em São José dos Campos, podem utilizar a companhia como base. Então, a gente vai ter um um aporte maior de efetivo durante essas operações, e o local comporta", completou.