MOBILIDADE

Com R$ 30 milhões, São José renova frota de ônibus a diesel

Por Xandu Alves | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 1 min
Xandu Alves/OVALE
Anderson Farias dentro de novo ônibus do transporte
Anderson Farias dentro de novo ônibus do transporte

As empresas operadoras do sistema de transporte público de São José dos Campos investiram R$ 30 milhões para renovar parte da frota da cidade. Vão entrar em operação 40 novos ônibus a partir da próxima semana, de forma escalonada.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

Os veículos substituirão os ônibus mais velhos e irão circular por diversas linhas da cidade, segundo o prefeito Anderson Farias (PSD), que apresentou os novos veículos na tarde desta sexta-feira (25), no estacionamento do Cefe (Centro de Formação do Educador), na região norte.

“Carros mais antigos serão substituídos em quase todas as linhas, como nas da região norte, sul e sudeste. Várias linhas serão atendidas. São ônibus com mais tecnologia, ar-condicionado e menos poluentes”, disse Anderson.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana de São José, Gláucio Rocha, a renovação da atual frota de ônibus a diesel começou no ano passado, com 60 veículos. Foram mais 14 em abril deste ano, 40 em julho e mais 40 até outubro.

O transporte público em São José é operado pelas empresas Expresso Maringá, Joseense e Viação Saens Peña.

Anderson também confirmou que os primeiros 20 ônibus elétricos da nova licitação do transporte chegam em setembro. Os veículos também irão substituir a atual frota de ônibus a diesel. Cada ônibus elétrico que entrar em circulação tira um a diesel do sistema.

A meta é chegar a 400 ônibus elétricos circulando em São José até setembro de 2026, juntamente com a conclusão da transição para o novo sistema de transporte, que ainda terá outras duas licitações. Atualmente, o sistema de transporte conta com 360 veículos em operação, além de 12 articulados da Linha Verde.

Comentários

Comentários