O tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai impactar diretamente o mercado de aviões da Embraer e envolver São José dos Campos em uma crise muito grave.
Esse é o resumo do que foi debatido em “Sala de Situação”, o novo podcast de OVALE que analisa os principais fatos que são notícia na região, no Brasil e o mundo. Apresentado pelos jornalistas Guilhermo Codazzi, editor-chefe de OVALE , e Xandu Alves, repórtes especial do jornal, “Sala de Situação” reuniu dois especialistas em economia e política: a consultora política Gil Castilho, que atua em campanhas eleitorais no Brasil, na América Latina e na África; e o economista Rodolfo Arantes, ex-coordenador da FAAP em São José dos Campos.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
“Sala de Situação” estreia nesta quinta-feira (24) e está disponível nos canais de Youtube e Spotfy de OVALE , além das redes sociais do jornal.
“O impacto (do tarifaço) pode ser muito grande”, disse o economista Rodolfo Arantes, que compara os efeitos do aumento de 50% nas taxas norte-americanas à crise vivida pela Embraer no final dos anos 90, um período de crise no mercado aeronáutico que resultou na demissão de metade do efetivo da empresa e uma crise profunda em São José dos Campos. Segundo ele, o caminho para solucionar esse impasse é a negociação. “Vai passar pelo lado político (envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro), mas é uma negociação.”
O podcast analisou também o aspecto político da crise aberta pelo tarifaço.
Para a consultora Gil Castilho, ao unir tarifa e anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro, o tarifaço anunciado pelos Estados Unidos foi um tiro no pé no bolsonarismo. “Esse caso deu uma sobrevida ao (presidente) Lula, que começou a retomar seus índices de popularidade”, disse Gil. “Ainda é cedo, muita água ainda vai passar por debaixo da ponte, mas o tarifaço respinga de forma negativa em Bolsonaro e seus aliados.”
O efeito do caso na inflação e no bolso do brasileiro, o risco de o Brasil adotar medidas de reciprocidade frente aos EUA e o aspecto de soberania nacional, entre outros temas, também foram debatidos neste primeiro episódio de “Sala de Situação”