Primeiro curta-metragem de animação dirigido e roteirizado pela brasileira Carol Guimarães, com produção local de São José dos Campos, da WeDo! Entretenimento, "Um Abraço" foi selecionado como finalista do Festival ComKids 2025, um dos maiores festivais de conteúdo infantil da América Latina.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
O festival acontece de 11 a 16 de agosto, em São Paulo, e tem 22 especialistas internacionais no grupo de jurados. A seleção contou com 441 obras de 20 países.
Além disso, o curta foi escolhido pelo CINANIMA 25, festival de animação com quase 50 anos de existência, e também pelo Rhode Island International Film Festival (RIIFF), que acontece em Providence e Newport, Rhode Island (Estados Unidos). Ambos são festivais de qualificação para o Oscar.
Realizado por uma equipe majoritariamente feminina, o filme se destaca por sua delicadeza poética, inovação artística e representatividade de gênero na produção audiovisual.
A animação "Um Abraço" integra a Mostra Competitiva na categoria até seis anos e será exibida no dia 13 de agosto, no período da tarde, no SESC Vila Mariana, na capital paulista.
Personagem.
A narrativa acompanha Marcelino e sua avó durante o período de isolamento social. Separados fisicamente, avó e neto constroem, por meio de encontros virtuais, um universo onde a saudade se transforma em afeto e esperança. Com sensibilidade, a obra traduz o desejo por um reencontro e o poder simbólico de um abraço como cura para a distância e a solidão.
“É uma grande satisfação ver Um Abraço entre os finalistas do Festival ComKids 2025, que recebeu 441 obras de 20 países. Ser selecionada para um evento dessa relevância, com um júri internacional e uma curadoria tão criteriosa, é um reconhecimento importante para a nossa equipe e para a proposta do filme, que trata com delicadeza o tema do distanciamento entre gerações durante o isolamento social”, disse a diretora e roteirista Carol Guimarães.
Financiado pelo PROAC Editais, "Um Abraço", desde seu lançamento, tem conquistado espaço em importantes festivais de cinema nacionais e internacionais, acumulando reconhecimentos e seleções de destaque.
Foi vencedor de Melhor Curta de Animação no Pupila Film Festival e recebeu indicação no Brazilian Film Festival. Além disso, nesta semana, o curta foi selecionado pelo CINANIMA 25, um dos maiores festivais de animação do mundo, com quase 50 anos de existência, que é um festival “Academy Award Qualifying”.
Após sua trajetória em importantes festivais nacionais e internacionais, Um Abraço voltará a ser exibido ao público no início de 2026, durante a temporada de férias escolares, na plataforma e-Teatro WeDo! — a primeira casa de espetáculos virtual e gamificada do mundo.
A plataforma, desenvolvida pela própria WeDo! Entretenimento, permite que crianças e famílias assistam ao curta de forma interativa, por meio de avatares personalizados, emojis, chat de voz e texto. A proposta é oferecer uma experiência imersiva que simula a vivência de um espetáculo físico, mas com a acessibilidade do ambiente digital e valores populares de ingresso.