O Vale do Paraíba tem 37 cidades incluídas no PAC (Novo Projeto de Aceleração do Crescimento) da área da Saúde, divulgado pelo governo federal. Os municípios serão contemplados com recursos para investir em saúde.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
As cidades receberão recursos para obras ou equipamentos na área da saúde. Na região, apenas Ilhabela e Roseira ficaram de fora do PAC Saúde.
Está prevista a construção de cinco novas unidades básicas de saúde, em Caçapava, Campos do Jordão, Jacareí, Lorena e São José dos Campos. Também novas ambulâncias para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em Caçapava, Campos do Jordão, Potim, São José dos Campos e São Sebastião.
Outras medidas previstas são a construção de um Caps (Centros de Atenção Psicossocial) em São José dos Campos, unidade odontológica móvel em São José do Barreiro, equipamentos para UBS em 36 cidades e kit de equipamentos para teleconsulta em 29 municípios (veja lista completa abaixo).
Considerando a média de valor apontado pelo governo federal para cada item do PAC Saúde, a região pode receber um investimento em torno de R$ 28,77 milhões para 117 itens, entre obras e equipamentos.
Seleção.
No eixo saúde, foram selecionadas 11.904 propostas de 5.290 cidades, alcançando 95% dos municípios brasileiros, de todos os 26 estados e Distrito Federal. Segundo o governo federal, as seleções priorizaram a cobertura de vazios assistenciais, além dos critérios de cada modalidade.
“Essa seleção se soma ao que anunciamos no ano passado. O presidente Lula pediu que nós avançássemos na digitalização do SUS, para possibilitar que as pessoas em qualquer lugar, às vezes no distrito, possa ter acesso, mesmo que remotamente, a uma consulta, um especialista, que às vezes está distante. Por isso nós vamos distribuir 7 mil kits de teleconsulta nas UBS", disse o ministro da Casa Civil, Rui Costa, responsável por coordenar o Novo PAC.
