As ações da Embraer subiram 0,49% na expectativa de negociações entre os governos brasileiro e dos Estados Unidos para tentar reverter a tarifa de 50% imposta aos produtos produzidos no Brasil. O Ibovespa também operou em alta de 0,38%, aos 135.815 pontos.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Na terça-feira (15), o Planalto publicou a regulamentação da Lei de Reciprocidade Econômica, aprovada pelo Congresso em abril, para tentar ter uma moeda de troca na negociação com os Estados Unidos.
Também houve reunião do Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais, com a participação dos setores econômicos mais afetados pela medida do governo americano.
No entanto, os papéis da companhia acumulam desvalorização de aproximadamente 10% desde o anúncio do tarifaço americano, e a maré ruim pode ainda não ter acabado.
Analistas do banco J.P Morgan escrevem em relatório enviado a clientes que as ações ainda não incorporaram todos os possíveis impactos negativos que as medidas podem trazer ao caixa da companhia.
As tarifas de 50%, caso efetivamente impostas, podem provocar um impacto negativo de US$ 338 milhões no caixa da Embraer, segundo os cálculos dos analistas do banco J.P Morgan. As ações podem ter uma queda de até 30% diante desse cenário, estimam os analistas.
A leitura é que Donald Trump pode voltar atrás ou mesmo adiar o início da imposição das tarifas como fez em casos semelhantes.
* Com informações do site E-Investidor e da revista Veja