Uma idosa de 76 anos passou mal após se submeter a um tratamento estético, em São José dos Campos, e morreu 24 dias depois do procedimento, que foi feito em uma clínica da cidade. Registrado como morte suspeita de causa acidental, o caso é investigado pela Polícia Civil.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima, identificada como Marlene da Silva Barros, de 76 anos, passou por um procedimento estético chamado lifting facial e lipoaspiração da região cervical, sendo liberada no mesmo dia.
Os procedimentos foram realizados por um cirurgião-dentista em clínica na região oeste de São José dos Campos, no dia 20 de junho deste ano.
Segundo o depoimento de familiares à Polícia Civil, a idosa começou a passar mal no dia seguinte aos procedimentos, com confusão mental e dor cervical, sendo levada para atendimento no Hospital Municipal de São José dos Campos, na Vila Industrial, no dia 21 de junho. Ela foi liberada no dia seguinte.
No dia 23, a idosa foi novamente internada com os mesmos sintomas e precisou ser entubada, permanecendo no hospital até essa segunda-feira (14), quando veio a óbito.
Ainda segundo familiares, antes do procedimento estético, a idosa “apresentava-se com saúde boa, tendo pequenos distúrbios, tais como hipertensão, hipotireoidismo, dislipidemia e ansiedade, mas todos controlados com medicação”.
Ela também já teria passado por outros procedimentos estéticos, sendo o último em março de 2025, sem quaisquer sequelas.
O caso foi encaminhado ao 5º Distrito Policial de São José dos Campos, onde será investigado.
O corpo da idosa foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) e o caso é investigado pelo 5º Distrito Policial de São José dos Campos, que apura se houve negligência, imprudência ou imperícia médica.
Outro lado.
Em nota encaminhada à reportagem do site Life Informa, a clínica de estética comentou o caso por meio de nota. Leia o comunicado na íntegra.
“A clínica Be Unique vem a público manifestar profundo pesar pelo falecimento da Sra. Marlene da Silva Barros, ocorrido no dia 14 de julho de 2025. Neste momento de dor, nossa solidariedade está inteiramente voltada para seus familiares e amigos.”
“O procedimento realizado na clínica, em 20 de junho de 2025, foi conduzido por equipe habilitada e transcorreu sem intercorrências. No entanto, ao apresentar sintomas no dia seguinte, a paciente foi prontamente orientada a procurar atendimento hospitalar, onde permaneceu sob cuidados médicos especializados.”
“Durante todo o período de internação, a equipe da Be Unique esteve à disposição da família e dos profissionais responsáveis, oferecendo suporte e acompanhando a evolução do quadro de saúde da paciente.”
“Reafirmamos nosso compromisso com a ética, a legalidade e a segurança, pilares que norteiam todas as nossas condutas profissionais. Ressaltamos, ainda, a importância de se aguardar a conclusão das apurações e investigações para que as causas do falecimento possam ser devidamente esclarecidas. Neste momento, optamos por não fazer outros pronunciamentos, em respeito à confidencialidade, à memória da paciente e à sua família.”