ENTREVISTA

‘Não duvido que Bolsonaro tente fugir’, diz Boulos a OVALE

Por Xandu Alves | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Xandu Alves/OVALE
Guilherme Boulos na redação de OVALE
Guilherme Boulos na redação de OVALE

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) acredita que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) possa fugir do Brasil para escapar de uma condenação no STF (Supremo Tribunal Federal) por tentativa de golpe de Estado em 2022.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

Bolsonaro é réu em ação penal no STF e está sem passaporte desde fevereiro de 2024, após operação da PF (Polícia Federal). O ex-presidente já pediu a devolução do documento diversas vezes ao ministro Alexandre de Moraes, do STF. Todos os pedidos foram negados.

Boulos disse em entrevista exclusiva a OVALE que a possibilidade de Bolsonaro tentar fugir do país é real. Ele também acredita que a fuga do ex-presidente possa contar com a ajuda do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

“Bolsonaro é um covarde, e covarde em geral foge. Eu não duvido que o Bolsonaro tente fugir. Ele está com o passaporte retido pela Polícia Federal justamente pelo risco de fuga, mas eu não duvido, pela índole e o caráter dele, eu não duvido que ele tente fugir”, disse o deputado, que cumpre agende política em São José dos Campos nesta segunda-feira (14).

Tarcísio.

Boulos protocolou na última sexta-feira (11) uma representação junto à PGR (Procuradoria-Geral da República) para que Tarcísio seja investigado por uma suposta tentativa de facilitar a fuga de Bolsonaro.

A iniciativa ocorre após publicações mostrarem que Tarcísio teria acionado ministros do STF para pedir a liberação do passaporte de Bolsonaro.

Segundo a denúncia, Tarcísio teria sugerido que Bolsonaro viajasse aos Estados Unidos para negociar diretamente com o presidente Donald Trump uma possível reversão do tarifaço de 50% imposto pelo republicano a produtos brasileiros.

A proposta foi rejeitada e considerada “totalmente fora de propósito” por ministros do STF.

Boulos pede a abertura de inquérito penal com base no artigo 348 do Código Penal, que trata do crime de favorecimento pessoal, ou seja, a tentativa de auxiliar alguém a se subtrair de ação da Justiça.

Ele ainda acha que o governador paulista possa ter cometido outros delitos, como corrupção passiva, tráfico de influência e improbidade administrativa. Boulos chamou a atitude de Tarcísio de “vergonhosa”.

“Vergonhosa com o estado de São Paulo, que é o estado mais industrializado do país. É o que mais exporta para os Estados Unidos. É o que vai ser mais prejudicado com as tarifas, com o risco de perder emprego. Aí o Tarcísio, que é governador de São Paulo, que foi eleito para defender o estado, os trabalhadores de São Paulo, os empregos, está com o bonezinho do Donald Trump”, disse Boulos.

“E ele ainda vai lá querer pedir pro Supremo para o Bolsonaro ir lá [aos EUA]. Toma vergonha na cara. Você pediu exatamente essa investigação. Além da questão criminal, que foi o que eu pedi para a Procuradoria-Geral da República investigar, é a questão moral. Se Tarcísio tivesse vergonha na cara, ano que vem ele devia ir pedir voto lá em Miami. Não aqui”, afirmou Boulos.

“Parece que ele está defendendo o povo dos Estados Unidos e não o povo de São Paulo. É lamentável. Eu espero que sirva para quem ainda acreditava na máscara, que ele gosta de usar, que perceba, de fato, o que ele está fazendo”, completou o deputado federal.

Comentários

Comentários