ONG

Voluntários de Bauru viajam a Moçambique para ajuda humanitária

Por Cássia Peres | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Missionária Patrícia Monteiro, à direita, e Rute Pereira, à esquerda, em missão anterior com a ONG
Missionária Patrícia Monteiro, à direita, e Rute Pereira, à esquerda, em missão anterior com a ONG

Com a Organização Não Governamental (ONG) Paz Para Todas as Nações, voluntários de Bauru - o pastor Sandro Bussola e as missionárias Layra Monteiro, Rute Pereira, Patrícia da Silva Pereira Monteiro, Layene Hellen de Oliveira e Neide Ferreira - partem rumo a Moçambique, no Sudeste da África, no próximo dia 24. O objetivo é prestar ajuda humanitária a aproximadamente 4 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica, informa o pastor Rondineli Fernandes Bussola, líder da viagem e presidente da ONG há 14 anos.

Ao todo, 34 pessoas de várias regiões do Brasil integram o grupo missionário que passará 15 dias no país africano. A rota contempla Inhambane, Chócue e, por fim, a capital Maputo, onde está situada uma igreja pertencente à Organização das Nações Unidas (ONU), segundo Rondineli. Cada voluntário custeará a própria passagem aérea e a compra dos alimentos em Moçambique, mas quem quiser ajudar pode contribuir pelo Pix 46.588.035.0001-94 (CNPJ - Ministério Missão Mais Vidas).

Alimentos, medicamentos e 1,5 mil pares de chinelos serão doados às famílias e crianças africanas, pontua o líder. Além disso, uma equipe de dentistas da Bahia e assistentes médicas para atender mulheres acompanharão a viagem. "A saúde é uma questão sensível em Moçambique. Oferecemos amparo para essas pessoas que tanto sofrem com a falta de recursos. Esse apoio também fortalece o crescimento espiritual e o evangelho", acrescenta.

A nação africana é frequentemente atingida por desastres naturais, como inundações de rios, ciclones e secas devido à sua localização geográfica. Essas ocorrências causam grandes estragos e perda de vidas, como foi o caso do 'Ciclone Chido', que deixou pelo menos 34 mortos em dezembro de 2024.

"Nossa ajuda é fundamental neste momento, pois há cidades sendo reconstruídas com cerca de 80% da população na pobreza extrema. Contatamos pastores de cada região, que nos direcionam à população necessitada", enfatiza.

É a primeira vez que o vereador de Bauru Sandro Bussola participará da ação em Moçambique. "Já fiz parte de iniciativas para ajudar pessoas depois de tragédias como as enchentes do Rio Grande do Sul e Brumadinho. Agora, na África, faremos uma ação bela, afinal, onde o poder público não chega, a igreja pode alcançar", destaca.

Rute Pereira, responsável pelo atendimento à mulher, e Patrícia da Silva Pereira Monteiro, voluntária de apoio à equipe médica, contam que já participaram de viagens anteriores a Moçambique. "Ao ajudá-los, quem ganhamos somos nós. Sentimos na pele as dores daquelas pessoas e percebemos que aquilo que consideramos ser pouco pode ser, na verdade, uma fortuna", acrescenta.

A ONG Paz Para Todas as Nações é sediada em São Paulo e atua há mais de 20 anos, segundo Rondineli. O grupo também promove ações semelhantes em Angola e a iniciativa surgiu da missionária Isabel Ferreira.

Comentários

Comentários