Maior produtor de mel do Vale do Paraíba, a cidade de Redenção da Serra realiza a 1ª Festa do Mel no próximo final de semana, dias 12 e 13 de julho, na praça Dona Tereza Lobato e Avenida 10 de Fevereiro.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Aparicio Lemes da Silva Junior, o objetivo é estimular ainda mais a atividade e fortalecer a cadeia produtiva da apicultura, além de inserir o evento na agenda turística do município.
“Queremos chamar a atenção para o fato de sermos grandes produtores de mel, se destacando na região”, afirma.
Futuramente, segundo ele, a meta é tornar o evento de abrangência regional, abrindo para a participação de apicultores e meliponicultores de outros municípios.
Segundo o IBGE, o Vale do Paraíba produz anualmente cerca de 104 toneladas de mel, dos quais 22,5 toneladas são produzidas em Redenção da Serra. A cidade está à frente de Cunha, que produz 21,7 toneladas. Os dois municípios produzem cerca de 40% do mel colhido na região.
Em Redenção, o valor de produção do mel atinge cerca de R$ 450 mil por ano. Na região, o total movimentado é de mais de R$ 3 milhões por ano.
De acordo com a Nutrir (Associação Socioeducativa de Pequenos Produtores Rurais de Redenção da Serra e Região), no município atuam cerca de 30 produtores, alguns de alta produtividade, sendo 18 associados, que na última florada alcançaram a marca de 15 toneladas.
A associação foi criada inicialmente para abrigar as diversas cadeias produtivas rurais locais, mas hoje está mais voltada principalmente à apicultura e à meliponicultura (abelhas sem ferrão) e abriga também produtores de outros municípios da região.
O objetivo é de melhorar a produção e acessar mercados, mediante a prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural. A associação é também a gestora da CPL da Agricultura (Cadeia Produtiva Local), iniciativa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o programa SP Produz.
“O volume de produção depende muito da florada. No ano passado, por exemplo, a florada foi muito boa e a colheita foi bem alta, mas nesse ano essa produção caiu, por conta das questões climáticas”, explica Neide Bandeira de Oliveira, vice-presidente da diretoria da Nutrir.
Programação.
A programação da 1ª Festa do Mel promete movimentar a cidade, com a expectativa de receber visitantes de toda a região. A abertura oficial será no sábado, às 14h, e logo depois, às 14h30, serão apresentados ao público os apiários locais, com visitação às barracas de mel e produtos artesanais.
No domingo, a programação tem início às 10h, com destaque para a realização de palestras, a partir das 14h, focando diversos temas relacionados à apicultura e meliponicultura. Nos dois dias da feira haverá apresentações musicais, além de uma praça de alimentação, com produtos locais.
O evento é realizado pela Prefeitura Municipal e Secretaria de Agricultura e pela Nutrir e tem o apoio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e do Conselho Municipal de Turismo.