A Guarda Civil Municipal (GCM) de Monte Mor deteve 17 pessoas no bairro Recanto das Orquídeas, após denúncia sobre a soltura ilegal de balões, na manhã desta segunda-feira (7). Dois homens, que assumiram a organização do evento, foram presos em flagrante, mas liberados após o pagamento de fiança de R$ 1,8 mil.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
Ao chegarem ao local, os guardas encontraram dois balões já lançados e um grupo tentando fugir. Além dos detidos, foram apreendidos 17 balões prontos para soltura, além de fogos de artifício, armações e cangaias — estruturas utilizadas para sustentar os balões durante a soltura.
O caso foi encaminhado à delegacia de Monte Mor, onde os organizadores foram enquadrados no artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais, que prevê até três anos de prisão para quem fabrica, comercializa ou solta balões.
A prática é considerada crime ambiental, pois pode causar incêndios em áreas florestais e urbanas, além de representar risco à aviação, já que os balões não tripulados são incontroláveis e podem atingir rotas aéreas, causando colisões ou danos às aeronaves.
Mesmo após a liberação, os dois organizadores responderão judicialmente.