A chegada da temporada de migração dos pinguins-de-Magalhães ao Litoral Norte de São Paulo trouxe um alerta ambiental. Em apenas três dias, 47 pinguins juvenis foram encontrados encalhados nas praias das cidades de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. Apenas quatro deles estavam vivos e foram encaminhados para centros de reabilitação. Os outros 43 foram encontrados mortos e passarão por necropsia para identificar a causa da morte.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Originária da Patagônia, essa espécie costuma aparecer na costa brasileira entre os meses de junho e setembro, durante sua migração anual em busca de alimento e águas mais quentes.
Os primeiros registros deste ano foram feitos por equipes do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), coordenado na região pelo Instituto Argonauta. De acordo com a organização, a alta mortalidade pode estar relacionada a fatores como cansaço extremo, desnutrição, doenças ou interferência humana.
O Instituto orienta que, ao encontrar um pinguim nas praias do litoral, a população mantenha distância e evite qualquer tentativa de manipulação, seja o animal vivo ou morto. A recomendação é acionar imediatamente as equipes do Instituto Argonauta por meio do site institutoargonauta.org ou pelos contatos telefônicos: (12) 99785-3615, (12) 3833-4863 e (12) 9970-5606.