RECLAMAÇÃO

Idoso vai abastecer em posto de SJC e sai com conta de R$ 3.000

Por Xandu Alves | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 4 min
Reprodução

Um aposentado de 79 anos foi abastecer seu carro, um Gol 2003, em um posto de combustíveis em Santana, na região norte de São José dos Campos, e saiu do local após pagar uma conta de R$ 3.332 por vários serviços que teriam sido feitos no veículo.

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O caso aconteceu na manhã de quarta-feira (20) no Posto Anchieta (Rede Nova), que fica na Praça Anchieta, na zona norte de São José dos Campos. A família alega que o idoso foi vítima de estelionato e registrou um boletim de ocorrência, além de planejar ingressar com ações na justiça.

O posto nega e disse que todo o serviço feito no carro teria sido autorizado pelo aposentado. A família disse que o idoso perdeu a esposa recentemente e estaria em um momento de abalo emocional.

Gabriela Honório, advogada da família, disse que o idoso foi alvo de estelionato por parte do posto. Ela disse que vai ingressar com uma ação cível para pedir o ressarcimento do valor pago e mais os danos morais, além de uma ação penal. “Ele se sente humilhado por tudo o que está passando”, disse a defensora.

Segundo ela, o aposentado precisou dividir o pagamento da conta em cartões de débito e crédito para conseguir saldar todo o serviço que teria sido feito no carro -- serviços que a família contesta.

“Meu avô tem quase 80 anos, é um homem muito simples e de bom coração, se aproveitaram disso e simularam uma venda de vários produtos com quantidades absurdas”, diz postagem feita nas redes sociais por um neto do aposentado.

Ações judiciais.

A advogada explicou que tentou resolver o caso de forma administrativa, para reaver o valor pago. "Enviei a nota para a gerente [do posto] e falei que os valores não são compatíveis. Eles alegam que foi feita descarbonização do tanque e que o aposentado assinou autorizando. Ele diz que disseram a ele que o carro estava com problema, muito sujo e iria parar a qualquer momento. Ele perdeu a esposa há um mês, está abalado e vulnerável”, disse.

“Começaram a fazer as coisas [no carro] e no final deram esse valor altíssimo. Ele assinou e pagou de duas formas, passou débito e crédito, e saiu atordoado do posto”, completou Gabriela.

No cupom fiscal do serviço, ao qual OVALE teve acesso, consta o uso de produtos como 48 unidades de óleo ATF 100 ml, que somaram R$ 1.199,52 – R$ 24,99 cada uma. Mais 11 unidades de 200 ml de fluído de freio, 10 de aditivo de radiador rosa de 500 ml, outras 12 unidades de aditivo flex (200 ml) e de gasolina (200 ml) e 7 litros de água de bateria desmineralizada.

No total, o cupom fiscal lista 14 itens que teriam sido usados no carro do aposentado. No final, a conta ficou em R$ 3.332.

“Um mecânico foi consultado e disse que está completamente equivocada. A gerente do posto falou que ele assinou e que estava ciente, e que não vai devolver o valor. Queríamos reaver de forma administrativa e foi negado, então teremos que entrar com ação cível e penal contra quem fez isso”, explicou Gabriela.

Outro lado.

A reportagem conversou com um representante do Posto Anchieta, que pediu para não ser identificado. Segundo ele, o serviço foi autorizado pelo aposentado antes que fosse feito pela equipe. “Ele assinou para fazer o serviço. Tudo foi explicado para ele antes e ele acompanhou”, disse.

“Todo o trabalho realizado pela equipe é feito um orçamento antes, passado para o cliente, feito ordem de serviço e o cliente assina. Com a concordância dele, a gente executa o trabalho. Todos os valores foram passados e as explicações dadas para ele, de que seria feita limpeza no sistema de radiador, limpeza do fluído de direção, troca do óleo do motor, tudo isso foi passado para ele”, afirmou o representante.

Ainda segundo ele, o trabalho foi feito por equipe de especialistas na parte de lubrificação e revisão dos carros, que roda os postos semanalmente. Questionado sobre as quantidades dos produtos cobrados, o representante confirmou que o serviço foi feito em razão da demanda por limpeza que o veículo apresentava.

Em nota, a Rede Triunfo informou que vendeu a unidade da Praça Anchieta (Posto Anchieta) em 18 de dezembro de 2024 para a Rede Nova. "Esclarecemos também que o cupom [fiscal] está em nosso nome ainda pois dependemos dos órgãos estaduais para transferência.  E nossas unidades não praticam esse tipo de serviço", disse a gerente Islayne Pereira Ruivo.

Comentários

16 Comentários

  • RUBENS LUIZ REGA 07/07/2025
    Tenho 78 anos e sou viúvo também. E motorista habilitado. Não precisa ser perito para concluir que as quantidades de insumos utilizados são absolutamente incompatíveis, na minha opinião. Com um bom advogado será possível provar que houve má fé e abuso de \"vulnerável\". Veja o Estatuto do Idoso. Simples assim.
  • Reinaldo Gonçalves de Araújo 06/07/2025
    A quantidade de produtos usadas pelo posto é totalmente desproporcional ao que o carro precisa. Não tem fundamento, essa venda foi para varejista.?
  • JOSE GERALDO DE ALMEIDA PIO 06/07/2025
    Tudo indica que o cliente idoso foi vítima de um assalto a mão desarmada. Tendo em vista sua vulnerabilidade no momento aproveitaram a oportunidade para persuadi lo e agir de maneira inescrupulosa e covarde. Espero que se faça justiça e a empresa sofra consequências pecuniarias severas como exemplo pela atitude inconsequente.
  • ALEXANDRE FABRICIO DA SILVA PEREIRA 06/07/2025
    Com certeza isso é um caso pro Celso Russomano resolver, os postos de má índole fazem isso sempre, principalmente com idosos e mulheres que não tem tanto conhecimento de mecânica automotiva. Tem que processar o posto e exigir a devolução do dinheiro imediatamente.
  • CLAUDIA PENTIOCINAS 06/07/2025
    Que absurdo! Quem fez isso deveria ser preso por estelionato
  • Carlos 06/07/2025
    Tomem cuidado isso em ocorrido em vários postos de combustível, em Jacareí meu colega de trabalho relatou que a esposa foi abastecer o veículo com etanol e cobraram 420,00 quando o normal seria 160,00. Ao voltar para reclamar disseram pra ele que digitaram errado...
  • ILSO SESTARI 05/07/2025
    Assisti uma reportagem do Celso Russomano sobre um estelionato muito parecido com o presente relato. Quando a situação ficou insustentável a polícia foi chamada e o vigarista foi levado para a delegacia.
  • JOSE VICENTE FARIA 05/07/2025
    Cai numa dessa há uns 45 dias num posto próximo ao viaduto sobre a Dutra, vindo do Parque Industrial. A conversa eh um papo de aranha que vai envolvendo a gente, dizendo que eh perigoso, q o radiador tá muito sujo, que precisa limpar pra não prejudicar. Aí te mostram uma sujeira e a gente cai na conversa. Dizem q vão colocar um produto pra limpar e depois completar o radiador. Perguntam realmente se a gente concorda mas só que não dizem quanto vai de produto e nem quanto custa direito. Aí lá se vão 3 ou 4 frascos pra limpeza e mais outro produto pro radiador. Aí a gente vendo a quantidade de frascos que vão colocando fica mei assustado mas o estrago tá feito. Lá se vão mais 14 frascos totalizando mais de 500 reais um gasto inesperado e que só dá pra pagar com cartão, sem ter previsão. E se a gente não interrompe ainda tentam troca de óleo e outros serviços desnecessários. Se abusar trocam até o motor do carro. Esse senhor deve ter passado por isso. Seria interessante vocês investigarem isso pois deve ter outras duplas em outros postos passando esse 171. Aparentemente eh uma dupla independente dos frenéticas. Trabalham pra enrolar, lesar idosos honestos e gerar lucro para o Posto. A gente paga pra não passar vergonha e leva a raiva pra casa. Eh golpe...
  • Eduardo Lirola 05/07/2025
    Boa tarde, enquanto neste país que vivemos, crime como este contra um idoso onde o estatuto do idoso é rasgado e as autoridades não fazem o mínimo necessário para uma punição exemplar cabe a imprensa nós defender.
  • Renato Marquez 05/07/2025
    Que absurdo...roubaram o proprietaro do carro....
  • Alessandra 05/07/2025
    Esse absurdo ocorreu com meu pai. Um idoso de 80 anos. Foi abastecer e saiu com uma conta de mais de 5 mil reais. Tive que ir ao posto para busca-lo e negociar a divida. O posto simplesmente alega que ele autorizou o serviço. Os mecânicos fazem uma lavagem cerebral dizem que motor vai fundir e não aguentara chegar ao destino. Oferecem troca de óleo e não informam valor. Após esse ocorrido, acordamos que o que ocorrer, ele deve nos acionar antes de aceitar qualquer serviço no veículo.
  • BENEDITA MARTINS 05/07/2025
    É gritante a falta de VERGONHA NA CARA desses funcionários,seja gerente do Posto,seja tercerizado e seja quem for. EXISTE JUSTIÇA justamente para pessoas como essas.Isto da VERGONHA ALHEIA.NOJO .minha opinião.
  • JOSE ANTONIO DE ALMEIDA 03/07/2025
    pra mim isso é caso de policia e cadeia, é roubo , vai tomar duas vezes, uma na justiça que certamente vai penalizar o posto , e segundo pelo povo joseense que vai evitar esse posto previlegiando outros que agem de forma correta
  • Jorge Reis 03/07/2025
    Independente da lisura do ato praticado , esse senhor tem condições para dirigir ?
  • Paulo Severino Lima 03/07/2025
    Ainda bem que divulgam o nome destes mal intecionados. Nem precisa falar que o Senhor caiu num golpe. 80 anos e ter que passar por esta enganação.
  • Luiz Carlos Mota 03/07/2025
    Isso é um Roubo!