O Santuário Nacional de Aparecida iniciou a contagem regressiva para as comemorações da Padroeira do Brasil deste ano, em outubro. A temática e o hino da novena e da festa serão divulgados na próxima sexta-feira (4), data que marca 100 dias para o 12 de outubro.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
O momento acontece durante a missa das 9h, com a presença do reitor do Santuário, padre Eduardo Catalfo. Segundo ele, o conceito do tema é “Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida”. O hino oficial também será apresentado aos fiéis.
Durante a missa, logo após a saudação inicial, haverá um momento simbólico com a entrada de painéis que trazem trechos do tema da novena deste ano. Na sequência, um carro andor percorrerá o corredor central com um quadro do papa João Paulo 2º e uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, em referência à consagração do altar da Basílica, realizada em 4 de julho de 1980 pelo então sumo pontífice.
Contexto.
De acordo com o Santuário, a novena de 2025 traz como proposta central dois focos que se complementam: a fé em Jesus Cristo e o compromisso com a vida e a criação de Deus. Em sintonia com o Ano Jubilar, a novena reforça a caminhada dos fiéis como Peregrinos da Esperança, retomando a espiritualidade vivida ao longo de 2024.
Segundo padre Catalfo, o desejo é acolher os devotos de Nossa Senhora com alegria, não apenas durante a novena e festa da Padroeira, mas ao longo de todo o ano jubilar.
“A novena de 2025 terá esse contexto bonito do Ano Jubilar, em que nós queremos acolher os peregrinos de Nossa Senhora não só durante a Novena e Festa de Nossa Senhora, mas que você venha visitar Nossa Senhora e o seu Santuário nesta alegria de ser Família dos Devotos e de conservar no coração um espaço sempre especial reservado para Nossa Senhora”, disse.
Segundo ele, a proposta temática deste ano é um convite ao cuidado com a criação e a vida humana, que por meio de Maria, Mãe da Esperança, inspira os fiéis a proteger a vida. O que também reforça o papel do Santuário como agente transformador da sociedade e propagador do legado do papa Francisco, autor da encíclica Laudato Si, que completou 10 anos no dia 24 de maio 2025.
Como mais um passo concreto para o cuidado com o meio ambiente, está prevista, ainda para este mês de julho a inauguração de uma usina fotovoltaica, que pretende gerar 65% de energia para o complexo de acolhida da Basílica de Aparecida.
Identidade visual.
Como acontece todos os anos, a novena e a festa da Padroeira contam com uma identidade visual que reflete o tema proposto, aplicada no livreto de orações do novenário, camisetas e demais materiais de divulgação e ambientação.
Para 2025, a arte traduz visualmente o chamado à fé em Jesus, que está presente na Palavra, na Eucaristia e na Reconciliação. Ao mesmo tempo, a identidade convida os fiéis ao cuidado com a vida em todas as suas dimensões: humana, social, natural e espiritual, com especial amor e compromisso com os pobres e com os que mais sofrem.
A Basílica informou que o dia 4 de julho é “especialmente significativo para o Santuário Nacional e para os devotos da Padroeira do Brasil”, pois marca a contagem regressiva para uma das celebrações mais importantes do calendário mariano.
Mas a data é também um resgate histórico: a sagração do altar da Basílica Nova, realizada em 4 de julho de 1980, pelo então papa João Paulo 2º, que morreu em 2 de abril de 2005. Esse ato conferiu reconhecimento à santidade do lugar, elevando sua importância para a Igreja no Brasil e unindo o povo de Deus em torno da Eucaristia.
Para reforçar essa expectativa, o Santuário informou que outras atividades estão sendo preparadas ao longo dos meses que antecedem a festa. Entre agosto e setembro, será divulgada a programação oficial da novena com os nomes dos bispos celebrantes de cada dia, além da apresentação do novo manto e do trono que a imagem de Nossa Senhora usará durante o período festivo.