INDICADOR CRIMINAL

SJC tem menor quantidade de homicídios da série histórica da SSP

Por Xandu Alves | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Claudio Vieira/PMSJC
Polícia Militar em São José dos Campos
Polícia Militar em São José dos Campos

A cidade de São José dos Campos atingiu marca histórica na segurança pública do Vale do Paraíba: a menor quantidade de vítimas de homicídio da série histórica do governo estadual.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

O feito foi registrado com os indicadores dos últimos 12 meses, de junho de 2024 a maio de 2025. Os dados são da SSP (Secretaria de Estado de Segurança Pública de São Paulo). A cidade atingiu 3,73 vítimas de homicídio por 100 mil habitantes, a menor taxa da série e uma das mais baixas do estado.

Maior cidade do Vale, com quase 700 mil habitantes, São José acumula 26 pessoas mortas em homicídios nos últimos 12 meses, redução de 27,78% na comparação com o mesmo intervalo no período anterior, que registrou 36 mortes.

As 23 pessoas assassinadas em 12 meses são o menor número da série histórica da SSP em São José, considerando o período entre junho de um ano até maio do ano seguinte. Até então, o ano com menos mortes havia sido entre 2021 e 2020, com 32 pessoas mortas em homicídios em 12 meses.

Redução.

Na comparação com o período mais violento da série histórica da SSP, a redução é de 88% em São José: 26 vítimas contra 222 mortes no período de 2003 e 2002. Ou seja, o número de mortes caiu 8,5 vezes.

Considerando o período de janeiro a maio, em 2025 a cidade registrou aumento de 30% diante das mortes no mesmo período do ano passado, com 13 mortes contra 10. Mesmo assim, o município tem os dois anos com a menor quantidade de mortes nos cinco primeiros meses do ano. Antes, o recorde havia sido registrado em 2021 (14 vítimas) e 2019 (15).

O município retomou a trajetória de redução dos crimes violentos a partir de 2023, depois de aumento nos dois anos anteriores, que encerraram com 47 mortes. O último pico de aumento em homicídio deu-se em 2016, ano com 77 vítimas em São José. Antes de 2024, o ano com menos mortes por homicídio em São José havia sido 2019, com 36 óbitos.

A cidade conseguiu cair de 248 pessoas mortas em homicídios em 2001 para 23 no ano passado, uma redução de 90% -- 10 vezes a menos.

Integração.

A Prefeitura de São José dos Campos considera a integração entre as forças de segurança e a GCM (Guarda Civil Municipal), com suporte estratégico do CSI (Centro de Segurança e Inteligência), o motivo principal para a queda das mortes violentas, especialmente após 2017, quando foi criado o programa ‘São José Unida’.

“A diminuição é resultado das ações integradas do programa São José Unida, coordenado pela Prefeitura, que reúne esforços das forças de segurança municipais, estaduais e federais. O patrulhamento constante da Guarda Civil Municipal, as operações conjuntas das polícias Militar e Civil, além do uso de tecnologia por meio do CSI, têm sido fundamentais para ampliar a sensação de segurança e coibir delitos na cidade”, informou a administração.

Comentários

Comentários