Professor herói.
Um educador ficou ferido ao evitar que um aluno, de 15 anos, armado com uma faca, matasse uma colega dentro da sala de aula no Vale do Paraíba. O professor defendeu a aluna e acabou ferido.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
O caso aconteceu em Jacareí e terminou com a apreensão do estudante agressor. O caso gerou pânico entre alunos e funcionários da Escola Estadual João Feliciano, no bairro Jardim Didinha, e aconteceu na noite de sexta-feira (27).
De acordo com o boletim de ocorrência, o adolescente, de 15 anos, portava uma faca e tentou atacar uma aluna, com a mesma idade, após uma discussão dentro da escola. Durante a tentativa, o professor, de 49 anos, interveio para proteger a estudante e acabou sendo ferido levemente no braço.
Funcionários conseguiram conter o adolescente até a chegada da Polícia Militar. O Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) foi acionado e encaminhou o menor infrator sob escolta para a Santa Casa de Jacareí, onde permaneceu em observação antes de ser apresentado à autoridade policial.
De acordo com relatos, o adolescente havia deixado de tomar medicamentos controlados há duas semanas e demonstrava comportamento alterado, mencionando interesse em vídeos sobre massacres em escolas. Durante a ação, segundo o professor, o agressor dizia frases desconexas como: “Se chamar a polícia, eu não mato ela. Pode quebrar minha mão, mas não largo a faca.”
As investigações apontam que o alvo inicial do adolescente seria outro aluno, mas a aluna teria impedido a aproximação, tornando-se o alvo do ataque.
Apreensão.
Após o registro, a Polícia Civil considerou o caso como ato infracional análogo a homicídio tentado, determinando a apreensão do adolescente e sua internação provisória na Fundação Casa, por representar risco de reincidência e necessidade de proteção social. Segundo o delegado, o ato só não se transformou em tragédia graças à rápida intervenção do professor e dos funcionários da escola.
A direção da Escola Estadual João Feliciano informou que irá reforçar os protocolos de segurança, com inspeções em mochilas, monitoramento em horários de entrada e saída e apoio psicológico aos envolvidos.
O caso em que um adolescente tenta matar colega com faca em escola de Jacareí, fere professor e é apreendido reacende discussões sobre saúde mental de adolescentes e segurança nas unidades de ensino.
Tentativa de homicídio cometida por adolescentes é tratada como ato infracional análogo a crime e pode resultar em internação em unidade socioeducativa, conforme o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), em casos de grave ameaça e necessidade de proteção da sociedade.
Neste caso, a Polícia Civil considerou os elementos suficientes para decretação de internação provisória. A reportagem fez contato com a secretaria estadual de educação e aguarda uma posição.