GOLPE EM IDOSO

Homens são presos por golpe da oração no centro de São José

Por Jesse Nascimento | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Aposentado de 67 anos era vítima dos golpistas (foto ilustrativa)
Aposentado de 67 anos era vítima dos golpistas (foto ilustrativa)

A Polícia Militar prendeu três homens em flagrante na tarde de quarta-feira (25), no centro de São José dos Campos, por envolvimento em uma tentativa de golpe da oração. Foram presos dois homens de 27 anos e um de 53.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

Os suspeitos abordaram um idoso oferecendo medicamentos e uma suposta oração de cura, mas, na verdade, buscavam acesso aos dados bancários da vítima. O caso vai ser investigado pelo 1º Distrito Policial.

O golpe da oração em São José se baseia na manipulação emocional das vítimas, em geral idosos ou pessoas fragilizadas, que são abordadas com promessas de ajuda espiritual ou cura para problemas de saúde. Durante a falsa cerimônia, os criminosos pedem cartões bancários e senhas para realizar “orações específicas”, mas usam os dados para fraudes.

De acordo com as investigações, essa prática tem se repetido na região e pode envolver uma quadrilha especializada.

A vítima, um aposentado de 67 anos, foi abordada por um dos envolvidos nas proximidades da rua Dolzani Ricardo. Segundo o relato da vítima, o homem ofereceu um remédio para dores e, em seguida, sugeriu uma oração para cura espiritual. Durante o ritual fraudulento, os estelionatários pediram que o idoso entrasse em um veículo com eles, onde foram solicitadas suas senhas de cartões bancários.

A abordagem foi monitorada por câmeras do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) da prefeitura, que já acompanhava o veículo por suspeita de envolvimento em fraudes semelhantes. A Polícia Militar foi acionada e conseguiu interceptar os suspeitos logo após a entrada da vítima no carro.

Os policiais encontraram com os suspeitos três máquinas de cartão, quatro celulares, três carteiras com documentos pessoais, um cartão bancário da vítima e R$ 870 em dinheiro.

Os suspeitos foram levados à CPJ (Central de Polícia Judiciária) de São José dos Campos e ouvidos por meio de gravação audiovisual, conforme norma da Polícia Civil.

Comentários

Comentários