
Foi descartada a possibilidade de greve no transporte público nas cidades de São José dos Campos, Jacareí e Taubaté. Motoristas, cobradores e funcionários das garagens aprovaram, em assembleias realizadas nesta quarta-feira (25), a nova proposta apresentada pelas empresas do setor.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
A votação ocorreu na sede e nas subsedes do Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, e encerrou o estado de greve iniciado no último dia 13 de junho.
A proposta aprovada prevê reajuste de 6% nos salários, além do mesmo índice para vale-alimentação, convênio médico e PLR (Participação nos Lucros e Resultados). O percentual representa um aumento real de 0,68%, já que 5,32% correspondem à reposição da inflação acumulada no período.
O pagamento do reajuste será feito de forma retroativa ao mês de maio, com acerto programado para julho, em forma de abono.
Segundo o sindicato, o item decisivo para o fim da mobilização foi a inclusão de uma cesta básica como benefício adicional para os trabalhadores do transporte nas três cidades.
Atualmente, o sistema de transporte coletivo dessas regiões atende cerca de 350 mil passageiros por dia. A mobilização foi considerada uma das mais significativas dos últimos anos, refletindo a insatisfação da categoria com as condições iniciais propostas pelas empresas.