
O Oriente Médio voltou a ser palco de tensão após um ataque do Irã à base aérea americana de Al Udeid, no Catar, nesta segunda-feira (23). Seis mísseis teriam sido lançados contra a maior instalação militar dos Estados Unidos na região, que abriga mais de 10 mil soldados.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Moradores de Doha, capital do Catar, relataram explosões, e autoridades locais e internacionais, como os Emirados Árabes Unidos e a Casa Branca, afirmam estar acompanhando de perto a escalada do conflito.
O ataque iraniano seria uma resposta direta à operação “Martelo da Meia-Noite”, realizada no sábado (21), quando os EUA bombardearam instalações nucleares em Fordow, Natanz e Esfahan com mísseis de alta precisão.
O Pentágono revelou o uso de bombardeiros como isca para enganar as defesas iranianas, aumentando o impacto do ataque. A ação foi celebrada por líderes como Benjamin Netanyahu, que declarou: “Isso mudará a história”.