
Uma das promessas do Brasil para o Mundial Juvenil de Ginástica Rítmica, que começa nesta quarta-feira (18), em Sófia, na Bulgária, vem da cidade de Guaratinguetá. A jovem Beatriz Soares, de 14 anos, representará o país nas provas individuais de fita e arco, com boas expectativas de alcançar resultados expressivos.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Desde maio, Beatriz faz parte do Programa Talento Esportivo e já acumula importantes conquistas no currículo, como títulos brasileiro, sul-americano e pan-americano. Na competição na Bulgária, ela enfrentará as principais ginastas do mundo na sua categoria.
“É uma grande alegria representar o Brasil, meu estado e minha cidade. Estou no começo da minha trajetória, mas tenho o sonho de chegar aos Jogos Olímpicos. O apoio do Programa Talento Esportivo tem sido fundamental na minha preparação. Sem ele, não teria conseguido muitas coisas”, afirmou a ginasta.
O Brasil segue na busca por sua primeira medalha no Mundial Juvenil de Ginástica Rítmica, que chega à sua terceira edição — as anteriores aconteceram em 2019, na Rússia, e em 2023, na Romênia. Até o momento, a Rússia lidera o histórico da competição, com oito medalhas de ouro.
“A Bia está muito bem preparada, tanto técnica quanto emocionalmente. Fizemos um trabalho psicológico importante para este momento”, destacou a treinadora Maria Carolina Nogueira.
Além de Beatriz, a delegação brasileira conta com Sarah Mourão no individual, e com as atletas Alice Neves de Medeiros, Amanda Manente, Andriely Cichovicz, Clara Beatriz Vaz, Julia Anny Colere e Maria Luísa de Albuquerque no conjunto.