APARECIDA

Fiéis celebram Corpus Christi com missa no Santuário Nacional

Por Da redação | Aparecida
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/A12
Arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes
Arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes

O arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, preside na manhã desta quinta-feira (19) a missa solene de Corpus Christi no Santuário Nacional de Aparecida, principal festa eucarística da Igreja Católica.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

A celebração começou às 9h, no Altar Central da Basílica. Milhares de fiéis acompanham a cerimônia no templo católico (acompanhe ao vivo aqui). Haverá outras celebrações às 12h e 16h no Santuário Nacional de Aparecida.

Após a missa solene, inicia-se a procissão com o Santíssimo Sacramento, que vai sair pela porta principal da Ala Norte da Basílica, passando a Ala Leste e terminando na Tribuna Papa Bento 16.

Durante esse momento, os devotos podem acompanhar e contemplar Jesus Eucarístico presente no meio do povo. Além da missa solene, os devotos que estiverem em Aparecida também podem acompanhar as celebrações em outros horários.

Celebração.

Neste dia, os católicos de todo Brasil são convidados a viver intensamente o mistério da Eucaristia, renovando sua fé diante do Santíssimo Sacramento. “Os devotos presentes na Casa da Mãe participam presencialmente deste momento de profunda espiritualidade no Santuário Nacional”, disse a Basílica.

Corpus Christi é a celebração do Santíssimo Sacramento da Eucaristia. A Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo foi instituída pelo Papa Urbano 4º e tem suas origens no século 13.

Oficializada por meio da bula Transituru, a celebração acontece na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, que é celebrada no domingo seguinte a Pentecostes. A solenidade foi inserida ao calendário litúrgico da Igreja Católica com o propósito de destacar e reafirmar a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia.

A história que inspiração a celebração remonta ao século 13, com o sacerdote Pedro de Praga. Apesar de ser um homem dedicado, ele enfrentava dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia.

Em busca de fortalecimento de fé, ele partiu em peregrinação a Roma. Durante a viagem, ao celebrar a missa na cidade de Bolsena, na Itália, foi surpreendido por um milagre: no momento da consagração, a hóstia começou a sangrar, manchando o corporal, o sanguíneo e a toalha do altar.

A saber do ocorrido, o Papa Urbano 4º mandou levar os objetos para a cidade de Orvieto em solene procissão. Inspirado por esse sinal, em agosto de 1264, ele instituiu oficialmente a festa de Corpus Christi para toda a Igreja. Essa é a única data do ano em que Jesus Eucarístico sai em procissão pelas ruas.

Comentários

Comentários