AERONAVE CARGUEIRA

De São José, Akaer vai projetar cabine do maior avião do mundo

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/Radia
Projeção da aeronave WindRunner, que será a maior aeronave cargueira já produzida no mundo
Projeção da aeronave WindRunner, que será a maior aeronave cargueira já produzida no mundo

Empresa de São José dos Campos líder em inovação nos setores de Defesa e Aeroespacial, a Akaer foi selecionada para desenvolver a cabine pressurizada da maior aeronave cargueira já produzida no mundo. O desenvolvimento do projeto será realizado nas instalações da empresa em São José.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

A parceria é com a Radia, empresa de energia dos Estados Unidos e responsável pelo projeto do WindRunner. O acordo foi consolidado na terça-feira (17), durante o Paris Air Show, na França.

“É motivo de orgulho fazer parte deste relevante projeto que será um marco para aviação mundial. O desenvolvimento do WindRunner é desafiador e complexo, e a participação da Akaer é resultado do reconhecimento da excelência e experiência que construímos ao longo dos anos”, afirmou Cesar Silva, CEO da Akaer.

“Temos orgulho de contar com parceiros altamente qualificados como a Akaer, que compartilham de nossa visão de futuro e estão nos ajudando ativamente a moldar uma nova era de logística sustentável e integrada”, disse Mark Lundstrom, fundador e CEO da Radia.

O projeto.

A cabine de comando pressurizada da aeronave (Cabin Pressure Vessel) foi projetada para proporcionar um ambiente seguro e controlado tanto para os membros da tripulação quanto para os sistemas críticos de bordo durante as operações de voo.

Desenvolvido pela Radia, o WindRunner é uma aeronave criada para atender missões estratégicas nas áreas de energia, defesa, aeroespacial e resposta a desastres. Com o maior volume de carga já projetado em uma aeronave —7.700 m³ — e capacidade para transportar uma carga útil de 80 toneladas, o WindRunner redefine os limites da mobilidade aérea.

Projetado para operar com autonomia em pistas não pavimentadas de apenas 1.800 metros, o WindRunner não exige infraestrutura aeroportuária especializada, permitindo entregas ponto a ponto em regiões remotas e de difícil acesso.

Com essa capacidade inédita, o WindRunner torna possível o transporte direto de pás eólicas de mais de 100 metros, satélites, veículos blindados e outras cargas de grandes dimensões, reduzindo drasticamente custos logísticos e prazos operacionais.

A Akaer tem 33 anos de atuação e acumula portfólio de mais de 10 milhões de horas de engenharia, tendo participado de mais de 50 projetos aeroespaciais globais.

A empresa teve papel fundamental no desenvolvimento do cargueiro C-390 Millenium, da Embraer, do caça Gripen E, em parceria com a Saab, e do supersônico Hürjet, da Turkish Aerospace Industries.

Em 2024, a Akaer alcançou um marco inédito ao tornar-se a primeira empresa brasileira a obter o status de Fornecedora Global de Nível 1 (Tier 1), por meio do contrato firmado com a Deutsche Aircraft, consolidando sua posição como referência internacional na produção de aeroestruturas.

Comentários

Comentários