
Tradicional cliente da Embraer, a companhia aérea LOT Polish Airlines reverteu sua estratégia anterior de compras da fabricante brasileira e comprometeu-se a adquirir 40 jatos A220 em um negócio de US$ 2,7 bilhões – R$ 14,85 bilhões na atual cotação do dólar – com a Airbus, em anúncio que contou com ministros e lideranças de França e Polônia, na segunda-feira (16).
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A companhia aérea nacional da Polônia vai receber 20 jatos A220-100 (100 a 135 assentos) e 20 A220-300 (120 a 160 lugares) a partir de 2027. As aeronaves substituirão sua grande frota de aviões da Embraer.
A encomenda vinha sendo aguardada há anos em meio à disputa entre a fabricante europeia e a Embraer, que oferecia o jato E2, rival do A220.
A vitória da Airbus tem um sabor amargo para a empresa brasileira já que a LOT foi a cliente lançadora da bem sucedida família de aviões regionais E-Jets e até hoje é uma grande operadora do modelo.
A empresa, inclusive, tem três E195-E2 arrendados há quase um ano, portanto, teve como conhecer a nova geração de jatos Embraer antes da decisão.
“Entendemos que estamos vivendo em um momento excepcional em que a geopolítica desempenha um papel importante”, disse a Embraer em um comunicado após a LOT anunciar o pedido.
A continuidade com a frota Embraer existente da LOT teria economizado “milhões de euros” para a companhia aérea polonesa, disse a fabricante de aviões.
O elemento político do acordo foi palpável durante a cerimônia de anúncio na feira de Paris, em que a sala de conferências da Airbus ficou lotada de dignitários da Polônia, França e até mesmo do Canadá, onde o Airbus A220 é montado.
Apesar do revés na aviação comercial, a Embraer fechou um acordo inédito com a Força Aérea da Holanda para fornecer um avançado sistema aeromédico, o primeiro do tipo no mundo, instalado no cargueiro KC-390 Millennium.