A região do Urbanova, na zona oeste de São José dos Campos, voltou a ser alvo de uma operação integrada das forças de segurança. A ação, que contou com a participação da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Detran e outros órgãos, foi deflagrada após denúncias de desordem pública, consumo excessivo de álcool e um episódio de ato obsceno registrado em via pública.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Na noite de sábado (7), uma grande blitz mobilizou o bairro, com o objetivo de coibir infrações e restaurar a sensação de segurança. A operação foi antecedida por outra intervenção semelhante na noite de sexta-feira (6), na Avenida Linneu de Moura.
“Vamos continuar cada vez mais trabalhando por aqui”, afirmou o secretário de Proteção ao Cidadão, Rafael Silva. Segundo ele, embora um balanço oficial ainda não tenha sido divulgado, diversas autuações foram realizadas, especialmente por uso de bebida alcoólica ao volante.
A intensificação do patrulhamento ocorre dias após viralizar nas redes sociais um vídeo que mostra um casal mantendo relações sexuais na Avenida Shishima Hifume, uma das principais vias do Urbanova, cercada por residências, estabelecimentos comerciais e um ponto de ônibus. O episódio causou indignação e levou moradores a cobrarem providências das autoridades.
“Hoje o problema maior é nas noites de domingo, que acabaram trazendo um fluxo e uma situação que a gente não tinha. Sempre tivemos tranquilidade no bairro, mas agora está complicado”, relatou Ari, comerciante e morador do Urbanova há mais de 20 anos, em entrevista à TV Band Vale.
Segundo relatos, os fins de semana têm sido marcados por tumultos, brigas e outras ocorrências relacionadas ao consumo de álcool e comportamento inadequado em espaços públicos. O caso do casal está sendo investigado pela Polícia Civil, que busca identificar os envolvidos. A Polícia Militar também acompanha o caso e reforça a importância de que as denúncias sejam feitas por meio dos canais oficiais para garantir uma resposta rápida e eficaz das autoridades.
Comentários
1 Comentários
-
José Carlos Moreira 08/06/2025Excelente medida ostensiva e preventiva. Os órgãos de segurança estaduais municipais e entidades cidadãs em serviço nessa cidade, urgem trocarem informações para gerarem uma estratégia de alerta & intervenção de forma a maximizar uso de efetivos, escassos, para fazer frente a crescente onda de vandalismos, contravenções e atitudes anti&sociais em torno do comércio \"noturno\", que quero crer involuntário e não intencional por parte dos comerciantes, mas como já dizia o velho Adoniram: \"As mariposas rodopiam em torno das lâmpadas...\" Porquê reunir órgãos diversos?...Porque fica cada vez mais evidente que políticas equivocadas de zoneamento sobre áreas residenciais + ações repressivas dispersas em órgãos+comando+abrangência de ações diminuem a eficácia do coibir o avanço das baladinhas+fluxos+perturbação da ordem e do sossêgo público em áreas residenciais...A instituição deve remodelar seus protocolos de ação na mesma proporção da evolução da permissividade dos costumes.