PERTO DO VALE

Mestre da Igreja Luciferiana denuncia golpe: 'Cuidado na web'

Por Da redação | Itatiaia
| Tempo de leitura: 3 min
Reprodução
Mestre Jonan gravou vídeo para alertar seguidores sobre golpes
Mestre Jonan gravou vídeo para alertar seguidores sobre golpes

Prestes a ser inaugurada às margens da rodovia Presidente Dutra, na cidade de Itatiaia (RJ), perto da divisa com o Vale do Paraíba, a primeira Igreja Luciferiana do Brasil já sofre com golpistas.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

O empresário Jonathan de Oliveira Ribeiro, 31 anos, conhecido como Mestre Jonan, é responsável pela igreja e gravou um vídeo nas redes sociais para alertar os seguidores de golpes usando o seu nome e imagem.

“Como falar comigo? Como entrar em contato comigo? Eu só tenho um número de telefone. Cuidado com golpes na internet. O Jonathan não manda mensagem para ninguém. Se você está recebendo mensagem, não é o mestre Jonathan. Várias pessoas tentando cometer crime de estelionato aqui na plataforma. Então, tomem cuidado”, diz ele na publicação.

Em mais de uma década como líder espiritual e vasta experiência de quimbanda – prática religiosa afro-brasileira concentrada no culto a exus –,Jonan vai inaugurar a primeira Igreja Luciferiana do Brasil.

Pintada de preto com detalhes em vermelho, a igreja exibe diversas cruzes de ponta-cabeça e, se der sorte (ou azar), pode dar de cara com um bode preto chamado Zebu, na entrada e que aparece em publicações nas redes sociais de Jonan.

Porém, ao contrário do que a menção ao anjo caído dá a entender, a pegadinha da Igreja Luciferiana é que ninguém ali quer causar o mal.

“Lúcifer nada mais é do que buscador de conhecimento, conhecedor da verdade. E o que o cristianismo quer fazer? Manipular as pessoas e não deixá-las ter muito conhecimento. Conhecimento demais atrapalha na manipulação direta do ser humano, entende? Então o luciferianismo justamente luta contra isso", explica o líder.

Nas redes sociais, ele insistiu com os seguidores para que tomem cuidado com golpistas fazendo-se passar por ele para tirar dinheiro de desprevenidos.

“Existe apenas um número divulgado do Jonan. Ah, mas eu quero fechar um trabalho espiritual. A partir desse número, eu vou te passar meu número pessoal. É um número que não é divulgado aqui na plataforma. Mas segue todas as recomendações”, disse o mestre.

“Toma cuidado com golpes. Tem muitas pessoas aplicando golpes. Preste atenção na hora que você for efetuar o pagamento para o Jonan, na hora que você for pagar qualquer tipo de trabalho para qualquer zelador espiritual. Preste atenção nos mínimos detalhes para você não cair num golpe. Vai à delegacia mais próxima e denuncie.”

Antes de construir a igreja na Via Dutra, Jonan ergueu no mesmo terreno um edifício, no formato de castelinho medieval, para ser a sede de seu terreiro de quimbanda.

Ali, por dez anos, desde que chegou a Itatiaia, ele vem realizando serviços espirituais e despachos que incluem a morte de animais. Em 2019, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que o sacrifício de animais em ritos religiosos é permitido no país, desde que não haja crueldade ou tortura com os bichos.

Atualmente, mestre Jonan calcula em 4 milhões o número de seguidores em suas diversas contas do TikTok, Instagram e outras redes sociais. Foi assim que enriqueceu.

Comentários

Comentários