
Taubaté fechou o mês de abril com 198 crianças na fila de espera por uma vaga nas creches municipais.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
O número, atualizado até o dia 30 de abril, representa um aumento de 40% sobre o registrado no fim de janeiro, quando a lista tinha 141 nomes - desde o fim do ano passado, a matrícula para crianças a partir dos quatro meses de idade pode ser feita apenas nos meses de janeiro, abril, julho e outubro.
Atualmente, a maior espera é para berçário (143), seguida por maternal 1 (30) e maternal 2 (25).
Promessa.
Na campanha eleitoral de 2024, o agora prefeito Sérgio Victor (Novo) prometeu "zerar a fila de espera por vagas em creches" por meio de "parcerias com a iniciativa privada". Questionada se a promessa sairá do papel, a Prefeitura se limitou a afirmar que "está analisando todas as possibilidades para atender da melhor maneira a demanda das vagas em creches".
A Prefeitura afirmou ainda que "atualmente estão sendo mapeadas as áreas com maior demanda e também as creches com maior possibilidade de ampliamento, com a abertura de novas salas nas já existentes".
A Prefeitura alegou também que "a rede municipal de ensino possui atualmente 710 vagas para creche, sendo 90 para berçário, 295 para maternal 1 e 325 para o maternal 2, contudo não foram preenchidas pois a demandas atual está em bairros específicos, onde não há vagas".