SEM ACORDO

Sindicato pede suspensão de assembleia da Avibras

Por Leandro Vaz | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Da redação
Reprodução
O Sindicato defende que um acordo coletivo com os trabalhadores seja firmado antes da aprovação do plano alternativo de recuperação
O Sindicato defende que um acordo coletivo com os trabalhadores seja firmado antes da aprovação do plano alternativo de recuperação

A Assembleia Geral de Credores da Avibras, realizada virtualmente nesta terça-feira, foi suspensa após solicitação do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região. A entidade alegou que a proposta apresentada pela Brasil Crédito Gestão Fundo de Investimento em Direitos Creditórios, interessada na aquisição da empresa, apresenta pontos prejudiciais aos trabalhadores.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

A principal crítica do Sindicato está no fato de que a Brasil Crédito não reconhece as obrigações trabalhistas decorrentes de contratos anteriores firmados pela Avibras, exceto salários e multas por atrasos salariais. Segundo a proposta, essas questões só seriam tratadas durante o período de transição para a constituição de uma nova empresa, que passaria a se chamar Nova AVB, caso a aquisição se concretize.

O Sindicato defende que um acordo coletivo com os trabalhadores seja firmado antes da aprovação do plano alternativo de recuperação, que ainda precisa ser submetido à Assembleia. Com isso, solicitou o adiamento da votação, que foi remarcada para o dia 26 de maio, às 12h.

Outro ponto de impasse é a previsão de que os créditos estritamente salariais sejam pagos em 48 parcelas mensais. Já as multas trabalhistas seriam convertidas em 10% do capital social da nova empresa, segundo o documento apresentado.

“Além de assumir o passivo dos contratos anteriores, a Brasil Crédito precisa garantir estabilidade no emprego para todos os trabalhadores que forem reintegrados às atividades”, disse o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.

Pela primeira vez desde o início da crise da empresa, há três anos, o proprietário da Avibras, João Brasil Carvalho Leite, se reuniu com representantes do Sindicato. O encontro ocorreu na véspera da assembleia e também marcou a primeira participação pública do empresário em uma AGC.

Durante a reunião, João Brasil afirmou que continuam as tratativas com o grupo saudita Black Storm Military Industries, que também demonstra interesse na compra da fabricante brasileira de armamentos e tecnologia.

Comentários

Comentários