
Jovens da Fundação Casa disputaram da 17ª edição da ONHB (Olimpíada Nacional em História do Brasil), promovida pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) na semana passada. O evento mobilizou 240 jovens dos ensinos fundamental e médio, que cumprem medida socioeducativa em centros da Fundação Casa na capital paulista, Grande São Paulo, interior e litoral.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Divididos em equipes formadas por três estudantes e um professor de História da escola da rede pública estadual, os adolescentes competiram na primeira fase da Olimpíada Nacional. A etapa inicial contou com 11 questões de múltipla escolha e uma tarefa, e esteve disponível até o último sábado (10). O formato da ONHB propicia o contato com documentos históricos, debates interdisciplinares e conteúdos como arqueologia, literatura e atualidades.
Participaram da Olimpíada jovens de centros socioeducativos de 30 municípios paulistas, entre eles São José dos Campos (9), Jacareí (6), Caraguatatuba (3), Lorena (3) e Taubaté (3), totalizando 24 jovens de unidades da região.
“A Olimpíada é uma atividade educativa muito valiosa. Ela estimula não só o aprendizado de História, mas também desenvolve a habilidade de pensar de forma crítica, de trabalhar em equipe e de enxergar a educação como uma forma de mudar a própria vida. É uma oportunidade para nossos jovens se enxergarem como protagonistas do próprio processo de aprendizagem”, disse a gerente de Governança da Educação da Fundação Casa, Neuza Flores.
A ONHB também integra o edital Vagas Olímpicas da Unicamp, que possibilita o ingresso direto em cursos de graduação da universidade para estudantes com bom desempenho na competição.
Para a presidente da Fundação Casa, Claudia Carletto, a participação dos adolescentes na olimpíada reforça o compromisso da instituição com o direito à educação e com a construção de novos projetos de vida.
“Cada equipe representa não só o seu centro socioeducativo, mas também a potência de uma juventude que, ao ter acesso ao conhecimento, encontra caminhos para ressignificar o futuro. Estamos orgulhosos dessa mobilização e confiantes nos resultados que virão.”
A Olimpíada terá seis fases online ao longo das próximas semanas. A grande final ocorrerá de forma presencial nos dias 30 e 31 de agosto, na Unicamp, com entrega de medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados para todos os participantes.
A educação escolar na Fundação Casa ocorre em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, com professores e conteúdo programático da rede pública estadual.