A PF (Polícia Federal) cumpriu quatro mandados de busca e apreensão na operação “Alvo 227”, que investiga fraudes no fornecimento de merenda escolar para escolas públicas no município de Lavrinhas.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
As buscas foram cumpridas nos municípios paulistas de Mauá, Suzano e Mogi das Cruzes, além de Goiânia (GO), onde estão localizadas as sedes de empresas fornecedoras de merenda escolar. Os contratos administrativos suspeitos foram celebrados nos anos de 2022 e 2023.
Durante as investigações foi identificado que no objeto social dessas empresas constam atividades completamente estranhas ao fornecimento de merenda, como manutenção predial, obras de urbanização e terraplanagem, por exemplo.
Também foram revelados vínculos entre empresas que participavam da mesma licitação, utilização de sócios-proprietários fictícios, utilização de endereços falsos (prédios abandonados) entre outras circunstâncias utilizadas para fragilizar a concorrência e ocultar os valores recebidos.
As investigações revelaram a prática dos crimes de contratação direta ilegal, frustração do caráter competitivo de licitação, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
Com o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, a PF aprendeu material eletrônico e documentos, que vão passar por perícia. Ainda segundo a corporação, as penas podem chegar a 29 anos de prisão.