
A Prefeitura de Taubaté e o TAU (Transporte Acessível Urbano de Taubaté) anunciaram para esse mês de maio um pacote de melhorias para o transporte público na cidade. Porém, as medidas chegam com atraso e com menos novidades do que se previa anteriormente.
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Está prevista para 10 de maio a inauguração da primeira ECO (Estação de Conexão) do transporte, que vai funcionar na avenida Carlos Pedroso da Silveira, na entrada do Cecap 1.
O espaço chega com atraso de quase cinco meses. Inicialmente, a promessa era de que a estação fosse implantada até dezembro de 2024, quando terminou o governo anterior. A promessa inicial também previa outras duas estações: Campos Elíseos e Rodoviária Nova. Por enquanto, apenas a ECO Cecap foi anunciada.
As estações eram uma das contrapartidas pela prorrogação do contrato de concessão com a ABC Transportes, ocorrida em junho de 2023, ainda na gestão do ex-prefeito José Saud (PP).
Pelo projeto, as estações permitirão a conexão entre linhas urbanas e rurais sem o pagamento de nova tarifa. De acordo com a previsão, os espaços terão iluminação, internet gratuita e totens com informações sobre o sistema.
Atraso.
No final de 2024, tanto a Prefeitura de Taubaté quanto a ABC Transportes citaram uma alegação nova para justificar o atraso: que a implantação das estações estaria condicionada a uma alteração no subsídio pago pelo município à empresa. Como essa mudança no subsídio foi adiada, o mesmo ocorreu com o projeto das estações.
O subsídio seguirá um modelo híbrido: R$ 1,50 por passageiro nas linhas de maior demanda e R$ 11,22 no valor pago por quilômetro rodado nas linhas de menor demanda.
Após os 12 primeiros meses de modelo híbrido, o contrato prorrogado previa a possibilidade de adotar o subsídio por quilômetro rodado em todas as linhas, mesmo aquelas de maior demanda, como quer a empresa.
Previsto para julho de 2025, o início do pagamento foi adiado para janeiro de 2026. O governo Sérgio aponta economia de cerca R$ 6 milhões aos cofres públicos com a medida, além de “manutenção das contrapartidas previstas”.
Novidades.
Além da ECO, a administração municipal prometeu a criação de novas linhas em Taubaté, que entram em operação a partir de 10 de maio, e novas estruturas de atendimento, como ferramentas digitais para tornar o uso do transporte público mais simples, fácil e acessível.
Segundo a prefeitura, a ECO Cecap contará com a operação da linha 16 (ECO Cecap / Rodoviária Velha – Via Res. Independência) e criação da linha 28 (Cecap 4/Rodoviária Velha via Bonfim).
Também haverá “novas linhas alimentadoras que ligam os bairros diretamente à ECO Cecap”, como as linhas 17 (Pinheirinho), 20 (Maracaibo), 23 (Quiririm), 24 (Cecap) e 27 (Santa Tereza), que “serão ajustadas dentro desse novo modelo”.
A expectativa da prefeitura é de que, com a ECO em funcionamento, um ônibus com destino ao centro da cidade passe a cada 16 minutos.
Outras linhas também terão alterações: 16 (Chácara Flórida), que passará a sair da ECO rumo à Rodoviária Velha, e a 13 (Gurilândia), que fará o trajeto ECO Cecap – Taubaté Shopping – Hospital Regional – Rodoviária até a Gurilândia.
“Com isso, a região do Cecap terá um aumento de 18% na oferta de viagens, beneficiando diretamente os bairros atendidos. Já a rede como um todo terá crescimento de quase 6% no total de viagens”, disse a prefeitura.
Novos ônibus.
De 15 novos ônibus previstos para Taubaté, cinco entrarão em operação em maio e o restante será incorporado ao longo do ano. Os veículos emitem menos poluentes e têm mais conforto interno, com “itinerários eletrônicos, elevadores, entrada para carregadores USB e ar-condicionado”.
Segundo a prefeitura, os novos carros substituirão 12 veículos antigos, elevando a frota total do TAU para 70 ônibus, um aumento de 4,5%.
Um novo ponto de atendimento fixo foi criado na praça Dom Epaminondas, funcionando de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, e aos sábados, das 8h30 às 12h. No local, é possível emitir o Cartão Rápido do transporte pela primeira vez, além de fazer recargas e consultar informações.
A administração aposta na tecnologia para melhorar a operação do sistema de transporte. Para tanto, a assistente virtual Lina prestará atendimento direto pelo WhatsApp, no número (12) 98810-5098.
“Com uma linguagem acolhedora e objetiva, a Lina orienta os passageiros no planejamento de viagens, consulta de linhas, horários, na compra de créditos, vale-transporte e demais cartões, achados e perdidos e dúvidas gerais”, disse a prefeitura.
A recarga de créditos pode ser feita diretamente pelo app, com geração automática de Pix e liberação nos validadores online logo após o pagamento.
Outra medida é que o planejamento de viagens com consulta de itinerários e horários das linhas também pode ser feito diretamente pelo site da Prefeitura de Taubaté (www.taubate.sp.gov.br) e pelo portal oficial do TAU (www.voudetau.com.br).