A Prefeitura de Campinas inicia oficialmente nesta quinta-feira, 1º de maio, a Operação Inverno 2025, voltada à proteção da população em situação de rua durante os meses mais frios do ano. A ação, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, seguirá até 30 de setembro.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
O trabalho será executado pela equipe do SOS Rua, com acolhimento em albergue, distribuição de cobertores e atendimento social. O serviço funcionará todos os dias: de segunda a sexta-feira, das 8h à meia-noite; aos fins de semana e feriados, das 18h à meia-noite.
O atendimento pode ser acionado por qualquer cidadão que encontrar pessoas em vulnerabilidade. Os contatos devem ser feitos pelo telefone (19) 3253-4512 (das 8h às 18h) ou pelo WhatsApp (19) 99984-6496 (das 18h às 21h). Após as 21h, não há atendimento, por limitações logísticas.
Em 2024, a Operação Inverno registrou 10.417 abordagens, com a distribuição de 16.376 cobertores e 1.887 acolhimentos no Samim, albergue 24 horas com capacidade para 120 pessoas, incluindo homens, mulheres, mães com crianças e público LGBTQIA+.
A secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Vandecleya Moro, reforçou a importância da ação. "O frio exige respostas rápidas, humanas e coordenadas. Buscamos mais do que abrigo: garantimos escuta, orientação e oportunidades de reintegração à rede de serviços da cidade", destacou.
Mesmo antes do lançamento oficial de 2025, a distribuição de cobertores já vinha sendo realizada devido às baixas temperaturas registradas no final de abril.
Caso a pessoa recuse acolhimento, a equipe do SOS Rua garante a entrega de cobertores para enfrentamento da noite fria.