ESTADO DE GREVE

Alerta: funcionários da Embraer repudiam proposta de PLR

Por Leandro Vaz | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Da redação
Divulgação
Funcionários da Embraer em São José dos Campos
Funcionários da Embraer em São José dos Campos

Os trabalhadores da unidade da Embraer, em São José dos Campos, aprovaram, nesta terça-feira (29), um aviso de greve em protesto contra a fórmula de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) adotada pela empresa. A decisão foi tomada durante assembleias realizadas ao longo do dia e visa pressionar a abertura de um processo formal de negociação.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

Atualmente, a Embraer estipula um pagamento de PLR limitado a até 125% do salário do empregado. O modelo é estabelecido de forma unilateral pela empresa, por meio de uma comissão ligada ao Departamento de Recursos Humanos, sem a participação do Sindicato dos Metalúrgicos, entidade que representa oficialmente os trabalhadores.

Segundo o Sindicato, apesar dos resultados financeiros expressivos registrados pela companhia — com receita de R$ 35,4 bilhões em 2024, um aumento de 700% no lucro em relação ao ano anterior —, os valores destinados à PLR são considerados desproporcionais em relação ao desempenho alcançado.

“A Embraer não reconhece de forma justa o esforço de seus trabalhadores, que foram fundamentais para a obtenção dos melhores resultados da história da empresa. Mesmo batendo todas as metas, receberemos apenas 125% do salário como PLR”, disse Robson Peres de Araújo, o Corotinho, diretor do Sindicato e funcionário da Embraer.

Herbert Claros, diretor sindical e metalúrgico da empresa, disse que a destinação de apenas 2% da receita de 2024 seria suficiente para garantir cerca de R$ 35 mil de PLR para cada trabalhador. “O Sindicato seguirá pressionando por uma negociação que assegure valores condizentes com os lucros obtidos. Enquanto isso, a categoria permanece mobilizada em estado de greve”, reforçou.

Outro lado.

A Embraer divulgou nota sobre o assunto: "O pagamento da PLR segue o acordo celebrado com a Comissão de PLR, conforme legislação. A PLR vem sendo incrementada anualmente, acumulando um aumento de 278% nos últimos cinco anos".

Comentários

Comentários