
O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região venceu na Justiça uma ação coletiva contra a Caoa Chery e garantiu o pagamento de R$ 318 mil para 52 ex-trabalhadores da montadora, em Jacareí. A decisão foi proferida pela 1ª Vara do Trabalho de Jacareí e é definitiva, sem possibilidade de recurso.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
A entidade convoca os beneficiados para uma assembleia que será realizada na próxima quarta-feira (30), na sede do Sindicato, na rua Maurício Diamante, 65, no Centro de São José dos Campos. Os trabalhadores podem escolher entre dois horários para participar: às 10h ou às 17h. A lista dos contemplados está disponível no site oficial do Sindicato.
O processo foi movido em 2020 e cobrava o pagamento de um salário adicional e da projeção do aviso prévio para os trabalhadores demitidos naquele ano. Embora as dispensas tenham ocorrido em julho, o aviso prévio estendeu-se até agosto, mês anterior à data-base da categoria. De acordo com a legislação brasileira, em casos de demissão sem justa causa nos 30 dias que antecedem a data-base, o trabalhador tem direito a uma indenização equivalente a um salário, o que não foi cumprido pela empresa.
"Com essa conquista, mais uma vez destacamos a importância do Sindicato e do nosso Departamento Jurídico na defesa coletiva dos direitos da categoria. Estamos sempre prontos para lutar pelos trabalhadores, dentro e fora dos tribunais", disse o diretor sindical e funcionário da Caoa Chery, Anderson Elias Xavier, conhecido como Costela.