
Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (23), às 10h, o Hospital Beneficência Portuguesa de Bauru inaugurou um aparelho de ressonância magnética com uso de inteligência artificial (IA), o primeiro equipamento do Brasil com a nova configuração de 1,5 Tesla, desenvolvido com magneto selado e inteligência artificial. A novidade começa a valer para exames e serviços de diagnóstico por imagem a partir da próxima segunda-feira (28).
Os principais benefícios da moderna máquina de ressonância, segundo a assessoria de comunicação do hospital, são o diagnóstico mais rápido e preciso, a redução no tempo de aquisição das imagens de 30 minutos para entre 5 a 10 minutos e conforto aos pacientes. Também foi apontado que o aparelho é mais silencioso.
O investimento da Beneficência conta com IA e deep learning, também conhecido como "aprendizado profundo", que é quando a máquina é capaz de reconhecer padrões complexos e fazer associações de forma semelhante aos humanos. O equipamento é fabricado na Alemanha pela multinacional Siemens Healthineers, sendo o primeiro desse modelo comercializado na América Latina, de acordo com o departamento.
A inovação também representa um avanço significativo para a sustentabilidade ambiental e a segurança hospitalar, já que, diferentemente dos aparelhos convencionais que utilizam cerca de 1.300 litros de hélio líquido para refrigeração - um recurso escasso e não renovável -, a nova aquisição possui magneto selado. Essa tecnologia de ponta necessita de apenas 0,7 litro do gás e elimina a necessidade de reabastecimento, conforme destaca a assessoria.
Durante entrevista ao JC, a presidente da diretoria executiva da Associação Beneficente Portuguesa, Ana Christina Ferreira, afirmou que a compra do equipamento só foi possível graças às parcerias que acreditam em um hospital de qualidade, eficiente e moderno. “A chegada da ressonância renova a esperança de salvar vidas”, destacou Ana Christina.
O diretor-técnico do hospital, Alberto Sérgio Braud Sanches, acrescentou que o novo aparelho vai facilitar o exame para crianças e idosos, os que mais têm dificuldade em permanecer imóveis por muito tempo, além de auxiliar pessoas que sofrem de claustrofobia. “A resolução do equipamento proporciona ótimos resultados”, afirma.
Durante o encontro de inauguração, estiveram presentes médicos, funcionários e diretoria do Hospital Beneficência Portuguesa, o ex-secretário da entidade Luciano Dias Pires, imprensa e convidados.
SERVIÇO
O Hospital Beneficência Portuguesa está situado na rua Rio Branco, 13-83, no Centro de Bauru. A ressonância já está instalada e pronta para ser utilizada. Para agendar os exames, é preciso entrar em contato pelo telefone: (14) 2106-8686.