INVESTIGAÇÃO

Polícia deflagra ação contra fraude no Vale; R$ 810 mi bloqueados

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução
Operação mora fraude eletrônica e lavagem de dinheiro
Operação mora fraude eletrônica e lavagem de dinheiro

A Polícia Civil de São José realizou na manhã desta terça-feira (22), em várias cidades do estado, uma operação contra um grupo criminoso envolvido em fraude eletrônica e lavagem de dinheiro. A ação, denominada Bull Trap, foi realizada nas cidades paulistas de Caraguatatuba, Ubatuba, Barueri, e em Itajubá (MG).

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

A investigação começou a partir da denúncia de vítimas da cidade de Taubaté, lesadas após ingressarem em um grupo de mensagens, onde eram incentivadas a realizar transferências bancárias sob promessa de altos lucros em uma falsa plataforma de investimentos.

Além da fraude eletrônica (estelionato qualificado), as apurações revelaram um esquema sofisticado de ocultação e movimentação de valores ilícitos, estruturado em três camadas de empresas, muitas delas fantasmas, com o objetivo de dificultar o rastreamento do dinheiro e dissimular sua origem criminosa.

Tais empresas recebiam os valores, faziam transferências em cadeia entre si e os destinavam a terceiros, inclusive pessoas físicas, convertendo os recursos ilícitos em aparentemente lícitos.

Foram deferidas medidas judiciais de mandados de busca e apreensão domiciliar, afastamento de sigilo bancário e telemático, além do bloqueio de bens, no valor total de R$ 810,12 milhões.

A operação contou com o apoio do efetivo da Deic (Divisão Especializada de Investigações Criminais) de São José dos Campos, das delegacias de Caraguatatuba e Ubatuba, além da Delegacia de Polícia de Itajubá (MG), atingindo diversos investigados ligados direta ou indiretamente ao núcleo financeiro e operacional da organização criminosa.

O material apreendido será submetido à análise pericial e técnica, podendo subsidiar o aprofundamento das investigações e a responsabilização penal e patrimonial dos envolvidos.

Comentários

Comentários